Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Tempo de Mil Milhas XII: Diferencial deixou o ?supertime? a pé em 1983
Domingo, 11 de Janeiro de 2004
 
A equipe formada pelo paulista Luiz Alberto Pereira e pelo goiano Marcos Gracia ? que viria a ser campeã do Brasileiro de Stock Car três anos mais tarde, através do representante de Goiás ?, levou para a Mil Milhas de 1983 um ?superesquema?, convidando o experiente Affonso Giaffone para completar o trio de pilotagem.

O carro havia sido preparado pelos competentíssimos ?Meinha? e ?Manelão?, que para evitar imprevistos, decidiu trocar o diferencial do Opala antes da largada para a corrida que Pereira/Gracia/Giaffone começaram a disputar na segunda posição, com apenas 62 milésimos de desvantagem atrás dos poles Reynaldo Campello/Edgar de Mello Fº/Artur Bragantini, que também usaram um veículo de Stock Car.

Dada a largada, um grupo de dez Opalas começou a ditar o ritmo de prova, andando numa tocada tão forte que nem parecia uma disputa de Endurance.

Pereira/Gracia/Giaffone mantivera uma estratégia cautelosa nos giros iniciais, mas foram aumentando o ritmo e ganhando posições até assumirem a liderança, e começarem a abrir vantagem sobre os demais concorrentes.

Na 57ª volta, porém, o diferencial ?zero quilômetro? que Manelão havia instalado no carro abriu o bico, deixando a pé o trio Luiz Alberto/Marcos/Affonso.

A esmagadora supremacia dos Opalas durou pouco mais de 70 voltas, quando o último remanescente do grupo de ponta quebrou, abrindo caminho para uma vitória relativamente fácil do Passat Hot Car de Waldir Silva/Vicente Correa/Fausto Wajchemberg, trio que recebeu a quadriculada ? que o então Secretário de Esportes do Município de São Paulo deu com uma volta de atraso ?, com quatro giros de vantagem em relação a Luiz Evandro Águia/Dedê Gomes/Mike Mercede, que com regularidade salvaram a honra do modelo da Chevrolet.

Colaborou Napoleão Augusto Ribeiro
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 Confira a galeria de imagens
 25/01 - Já amanhece no traçado paulistano
 25/01 - O "Animale" Gollin liderava na 147ª volta
 25/01 - Carro 72 teve problemas com os freios
 25/01 - Giorgi atrasa na assinatura, e time leva ?Time Penalty?
 25/01 - ?Apagão? misterioso no #2
 25/01 - Confira os 20 primeiros na 116ª volta
 25/01 - Internautas já podem acompanhar fotos de Interlagos
 25/01 - Live Timing também pode ser acompanhado pelo Windows XP
 25/01 - Mais uma vez o Safety Car
 25/01 - Durou quatro voltas a segunda intervenção do Safety Car
 25/01 - Protótipo ZF teve problemas no trambulador
 25/01 - Xandynho volta conduzindo o carro líder
 25/01 - Problemas para os protótipos em Interlagos
 25/01 - BMW dos austríacos mantém a dianteira pela ?II?
 25/01 - Derramamento de combustível rende ?Time Penalty?
 25/01 - Veja os dez primeiros na 61ª volta
 25/01 - Safety Car esteve na pista por duas voltas
 25/01 - Os dez primeiros na 32ª volta
 25/01 - #72 no comando na 32ª volta
 25/01 - O #2 já esteve nos boxes

1 2 3 4 5 6 7 8

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados