A 69ª edição da 24 Horas de Le Mans começou no horário programado, às 16 horas na França, e 11 da manhã em Brasília.
Quando a bandeira verde foi acionada, o Audi R8 de Laurent Aiello/Rinaldo Capello/ Christian Pescatori, que havia largado na pole position, manteve a liderança, escoltado pelo Dome/Judd do trio Jan Lammers/Val Hillebrand/Donny Crevels, que depois de render muito bem pulou da quarta posição no grid para a vice-liderança, escoltado pelo Chrysler LMP2001 - Mopar de Olivier Beretta/Karl Wendlinger/Pedro Lamy.
Pela categoria LMP675 a liderança era ocupada pelo MG Lola EX 257 de Anthony Reid /Warren Hughes/Jonny Kane, enquanto o comando das ações entre os inscritos pela categoria GTS era do Saleen S7-R de Franz Konrad/Oliver Gavin/Terry Borcheller, e o ponteiro da GT era o Porsche 911 GT3-RS de Gunnar Jeannette/R. Dumas/Philippe Haezebrouck.
Com cerca de 14 minutos de corrida começou a cair algo semelhante a um dilúvio, o que transformou a corrida num verdadeiro caos, marcado por diversas rodadas e acidentes.
Em pontos isolados do traçado, carros acabaram acertando as barreiras de proteção, o que aconteceu com o Audi R8 de Tom Coronel/Stefan Johansson/Patrick Lemarie, e com Chrysler Viper GTS-R do trio Christophe Bouchut/Jean-Philippe Belloc/Tiago Monteiro.
Um "strike" que envolveu o Chrysler Viper GTS-R de David Terrien/Jonathan Cochet /Jean-Philippe Dayraut, o Pilbeam MP84 - Nissan de Johnny Oconnell/Warren Carway /Francois Migault, e o Saleen S7-R de Walter Brun/Toni Seiler/Charles Slater, aliado ao acidente que tirou da pista o Reynard 01Q-LM - Judd de John Graham/Milka Duno / David Murry fez com que a direção de prova determinasse a intervenção do Safety Car.
As rodadas continuaram a acontecer depois que as ultrapassagens foram liberadas, fato que aliado às múltiplas paradas necessárias à instalação de pneus apropriados para chuva permitiu algumas mudanças nas posições, tanto que o Bentley número 7 do trio Martin Brundle/Stephane Otrelli/Guy Smith, que havia passado apenas na quinta posição no giro inicial, comandava as ações no complemento da primeira hora de disputas.
colaborou Gérard Estier
|