Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Um encontro multilínguas em Le Mans
Sábado, 16 de Junho de 2001
 
Qual é a língua oficial de Le Mans?

Para quem respondeu o francês, acertou, mas apenas parcialmente. Verdade que na região onde está o "Circuit de la Sarthe" o francês é falado durante praticamente todo o ano, mas esta realidade muda um pouco na semana em que acontece a 24 Horas.

Pela multiplicidade de países representados na corrida, a semana de realização da prova de longa duração mais badalada do planeta acaba sendo também uma semana onde múltiplas línguas são faladas, até mesmo o francês.

Dentro e ao redor dos boxes, o clima mais parece de convenção da ONU. Há mesmo times onde acontece uma mistura inimaginável, como por exemplo na equipe do carro número 2, a Audi Sport North America.

O alemão é em tese a língua mais falada dentro da equipe, que afinal representa uma fábrica germânica. Acontece que a presença de técnicos norte-americanos dá uma certa "forçada" para que o inglês seja a língua usada.

Mas há dois pilotos italianos na condução do Audi R8: Rinaldo Capello e Christian Pescatori, e um deles é francês, Laurent Aiello, que se pudesse escolher iria se comunicar apenas na língua oficial de Le Mans.

Para evitar confusões, e para que todos se entendam, foi convencionado que a língua oficial nas comunicações entre os diversos pilotos e os técnicos é o inglês.

Quando terminam os treinos, e os pilotos passeiam pelo Paddock, cada um volta a conversar na língua de seu país de origem.

O inglês foi adotado também como língua padrão dentro da Dick Barbour Racing, equipe norte-americana que estará representada na pista pelo Reynard 01Q-LM - Judd
número 36.

Se a língua da terra de Queen Elizabeth não fosse adotada, o trabalho dentro dos boxes seria uma verdadeira loucura, já que um dos pilotos é belga (Didier de Radigues), o outro é alemão (Sascha Maassen) e o terceiro é japonês (Hideshi Matsuda).


Dentro dos boxes do carro número 72, um Porsche 911 GT3-RS, não houve qualquer tipo de dúvida quanto a que língua adotar, já que tanto o trio de pilotos Hideo Fukuyama, Atsushi Yogo e Kazuyuki Nishizawa, quanto a equipe, a Team Taisan Advan, são japoneses.
colaborou Gérard Estier
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 16/06 - Problemas de software eliminaram um dos Audi da corrida
 16/06 - Caixa de câmbio pode tirar o segundo Bentley da corrida
 16/06 - Completado ¼ do tempo total da corrida no "Circuit de la Sarthe"
 16/06 - Chuva dá uma trégua; os ocupam as três principais posições
 16/06 - Quarta hora de corrida: a chuva continua caindo
 16/06 - Os Audi na frente na terceira hora de prova
 16/06 - Campeões de 2000 completaram na frente a segunda hora de prova
 16/06 - Prova em Le Mans começou no horário marcado
 16/06 - Brundle coloca Bentley na liderança
 16/06 - Bastante chuva no início da corrida
 16/06 - Com 3 voltas, Aielo é o líder em Le Mans
 16/06 - Um Panoz na proteção de pneus
 16/06 - Coronel rodou durante o warm up
 16/06 - "Cometi um erro", admitiu Kondo
 16/06 - Os Audi R8 voltaram a andar na frente; Bentley ficou com o terceiro tempo
 16/06 - Confira os dez primeiros no Warm up
 16/06 - Callaway encabeçará a formação entre os GT
 16/06 - Saleen sai na frente pela categoria LM GTS
 16/06 - "É um bom começo", comemorou Reid
 16/06 - Sexta-feira foi de pouca movimentação em Le Mans

1 2 3

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados