Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Primeira ?500 Kilometros? aconteceu em 1964
Segunda-feira, 20 de Outubro de 2003
 
Agora que você já viajou conosco através da história de outras corridas de Endurance disputadas no Rio de Janeiro ? das quais você pode conferir os resultados usando este link -, vamos tratar das cinco edições já disputadas da ?500 Kilometros do Rio de Janeiro?, corridas que levaram o mesmo nome daquela que será disputada no próximo final de semana, com validade pela 4ª etapa do Campeonato Brasileiro de Endurance, que vive seu segundo ano em 2003.

A viagem pela história das ?500 Km? começa pela prova que foi disputada no dia 18 de outubro do historicamente complicado ano de 1964, quando Wilson Fittipaldi Júnior festejou o triunfo competindo com o Alpine A 110, um modelo que estreava nas competições brasileiras.

A vitória de Wilsinho nas 116 voltas totais da prova ? que terminou após 4h16minin46s5 -, foi facilitada pela ausência da equipe Simca, que havia trazido para o país os potentes Abarth Simca que estrearam vencendo a "3 horas" e os 500 Km de Interlagos.

O segundo lugar foi fechado por José Carlos Pace e Vittorio Andreatta, com um Willys Interlagos de fábrica, enquanto o terceiro posto na quadriculada ficou para DKW Malzoni II do modelo antigo pilotado por Marinho César de Camargo Filho e Eduardo Scuracchio.

O destaque negativo desta prova onde Francisco Lameirão/José Carlos Pace fecharam o quarto lugar com um Willys Interlagos, e na qual Marivaldo Fernandes/José Carlos "Cacaio" Matos ficaram com o quinto lugar a bordo de um Karmann Ghia Porsche, ficou por conta da morte de dois torcedores, que foram atropelados pelo mesmo carro que já havia deixado ferido um policial.

A confusão começou quando o Alfa Romeo Giulia TIS da equipe Jolly Gancia pilotado pelo carioca Mário Olivetti derrapou na ?Curva da Barra?, e acabou atropelando um policial.

Quando o piloto de Petrópolis entrou nos boxes para reabastecer, o Alfa foi cercado por policiais, e a confusão foi muita, do que Augusto Lamego, o proprietário do carro, se aproveitou para assumir o volante e voltar à pista.

Cinco passagens depois de recolocar o Giulia TIS de volta à pista, Lamego acabou atropelando alguns torcedores, provocando a morte instantânea de dois deles.

O curioso é que Augusto nem era piloto, e tampouco estava inscrito para a corrida, mas alguns dias mais tarde surgiu com uma cédula de condutor e uma ficha de inscrição na prova.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 Confira a galeria de imagens
 26/10 - MCR segue comandando a corrida
 26/10 - Motor e câmbio eliminaram dois carros da disputa
 26/10 - Protótipo MCR abriu boa vantagem em Jacarepaguá
 26/10 - Bandeira amarela em Jacarepaguá; Losacco assume carro líder
 26/10 - Xandy Negrão segue na frente em Jacarepaguá
 26/10 - Um começo agitado na ?500 Km do Rio de Janeiro?
 26/10 - Começou a?500 Km do Rio de Janeiro?
 26/10 - Novas alterações na relação de inscritos da "500 Km"
 26/10 - Problema no câmbio tira Radical da ?500 Km do Rio?
 26/10 - Feldmann/Xandynho foram os melhores no aquecimento
 25/10 - Confira as galerias da ?500 Km?
 25/10 - Mercedes-Benz CLK segue invicta nas classificatórias
 25/10 - Radical não treinou com problema no câmbio
 25/10 - Diniz/Paulão/Pedro confirmaram a pole em Jacarepaguá
 25/10 - Molo/Silva Jr. trocam de carro e categoria
 25/10 - Bürger satisfeito com o rendimento do ?velho? GT2
 25/10 - Pamplona é uma das novidades da lista de inscritos
 25/10 - Mercedes na pole provisória em Jacarepaguá
 25/10 - Omega na frente na classificação dos grupos II e IV
 24/10 - Xandy Negrão vai andar de Audi TT-R em 2004

1 2 3 4

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados