Disputada no dia 13 de dezembro de 1969, a terceira edição da ?Mil Kilometros da Guanabara? tinha alguns destaques entre os 32 carros que formaram seu grid, como por exemplo o Alfa Romeo P33 da equipe Jolly Gancia, de José Carlos Pace e Marivaldo Fernandes, o Ford GT40 dos cariocas Sidney Cardoso/Eduardo Scorzelli, o Lola T70 dos também cariocas Marcelo e Márcio de Paoli e o VW de dois motores dos irmãos Emerson e Wilson Fittipaldi.
A corrida que teve um total de 298 voltas pelos 3,360 metros do Autódromo de Jacarepaguá começou com o domínio esmagador do Alfa P33, que acabou depois que um dos Puma inscritos o fechou, fazendo com que Pace abandonasse depois de um acidente.
Daí em diante, a disputa pela liderança passou a acontecer entre o Lorena Porsche de Heitor Palhares/Giu Ferreira e o Alfa GTA de Piero Gancia/José Ramos, uma briga na qual Palhares e Ferreira saíram vencedores, fechando a prova depois de 8h59min30s2, com tranquilas 104 voltas de dianteira em relação a Gancia/Ramos.
O terceiro lugar foi fechado pelo Puma dos mineiros Marcelo Campos/Martius Jarjour, seguido do Protótipo Snob?s Corvair de Eduardo Celidônio/Carlos Sgarbi, de São Paulo, e do Elgar VW Protótipo dos brasilienses Ênio Garcia e Toninho Martins.
Depois desta prova, Jacarepaguá deixou de sediar corridas de longa duração por um longo período, em especial por causa de seu fechamento para reformas, até a segunda metade da década de 70. |