Apesar de ter se destacado no cenário automobilístico nacional com as tradicionais corridas no ?Circuito da Gávea? (que contaram com a participação inclusive de pilotos estrangeiros), o Rio de Janeiro não tem uma tradição em provas de longa duração, ao contrário do que ocorre em São Paulo, no Rio Grande do Sul e em Brasília.
Tanto isso é verdade, que até agora apenas 14 provas longas foram disputadas na capital dos cariocas, dez delas na pista que sediará a "500 Km do Rio de Janeiro" no próximo dia 26.
A pouco extensa história das corridas de Endurance no Rio começa em 1962, mais precisamente no dia 30 de setembro daquele ano, quando um circuito urbano armado na Barra da Tijuca abrigou a ?6 Horas do Rio de Janeiro?, disputa travada em 156 voltas pelos 4.300 metros do traçado onde a vitória foi conquistada por Jayme Silva, que com um Simca Chambord fechou a prova em 6h00min05s, andando à média de 111,769 km/h.
Com a mesma nomenclatura da prova que vai ser disputada no final deste mês - ?500 Kilometros do Rio de Janeiro? ?, aconteceram cinco corridas, a primeira delas em 18 de outubro do historicamente nefasto ano de 1964, e a última ? que marcou a interrupção das provas de Endurance no Rio, no dia 10 de novembro de 1985, portanto há praticamente 18 anos.
Como Warm Up para a corrida do próximo dia 26 de outubro que marcará a quarta etapa do Brasileiro de Endurance, o Speed On Line está iniciando uma série sobre as poucas provas longas disputadas em solo carioca.
Você está convidado a acompanhar conosco esta série, e a usar os links para conferir as tabelas das categorias ?I?, ?II? , ?III? e ?IV? , do Campeonato Brasileiro de Endurance. |