Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
"Novela" do traçado goiano começou em 99
Terça-feira, 12 de Março de 2002
 
O Autódromo Internacional de Goiânia, inaugurado na primeira metade da década de 70, foi durante muitos anos um paradigma de segurança, já que as áreas de escape eram bastante amplas, e o asfalto apresentava quase sempre condições perfeitas.

Nas décadas de 70, 80 e 90, a pista de 3.835 metros situada no quilômetro 4 da Rodovia GO-020 foi palco de provas memoráveis, principalmente pela realização de edições da "12 Horas de Goiânia", prova que acontecia anualmente, dentro dos calendários do Campeonato Brasileiro de Marcas e Pilotos.

Mas, à medida em que os anos foram se passando, ocorreu o desgaste natural do asfalto, e o aparecimento de alguns buracos, o que levou o Governo do Estado de Goiás a manter a pista fechada ao longo de nada menos que 11 meses em 1998.

Numa prova realizada em 1999, quando pilotos da Espron tanto de Brasília quanto de São Paulo viajaram até a capital goiana para a festa de reinauguração, ficou claro que o recapeamento do asfalto foi muito mal realizado, tanto que já naquela disputa surgiram os primeiros buracos, em especial na chamada "Curva do Miolo".

Apesar do asfalto ruim, provas de Campeonatos Brasileiros foram realizadas em Goiânia durante a própria temporada de 1999 e na seguinte.

No princípio de 2001, a pista foi fechada para a correção do serviço ruim feito principalmente no asfalto da entrada do miolo, o que forçou a Stock Car a adiar de junho para agosto a prova que deveria acontecer no traçado.

Na corrida realizada em agosto, o asfalto acabou se deteriorando completamente, o que forçou os dirigentes da Stock Car a novamente mudarem seu planejamento inicial, transferindo a penúltima rodada do certame da capital de Goiás para Londrina, no Paraná.

Depois da prova em agosto, surgiu a promessa do Governo de reformar não só o asfalto quanto também as instalações do circuito, que obviamente foram se desgastando com o passar do tempo.

E nesta terça-feira, de novo, a questão das iminentes reformas foi adiada, gerando o sério risco de que nenhuma disputa de certames nacionais ou regionais aconteça na capital de Goiás.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 19/05 - Bons ?pegas? na quarta etapa do Paulista de Kart
 19/05 - Paulista de Kart: Resultado da Fórmula 250
 19/05 - Paulista de Kart: Resultado da Júnior
 19/05 - Paulista de Kart: Resultado da Júnior Menor
 19/05 - Paulista de Kart: Resultado da Cadete
 19/05 - Di Resta venceu de ponta a ponta no Alemão de Turismo
 19/05 - Domingo azul em Valencia
 18/05 - Bouchut/Maassen venceram, e Negrão foi o segundo em Monza
 18/05 - Loeb fechou na frente o Rali da Sardenha
 18/05 - Saini ganhou, e Kleinubing foi o segundo no Turismo
 18/05 - Fábio Carreira ganhou a batalha da Copa Vicar em Pinhais
 18/05 - Maurício venceu de novo pela V8
 18/05 - Gonçalves ganhou na abertura da programação em Pinhais
 18/05 - Piquet e Barrichello na mira da imprensa européia
 17/05 - Dalziel/Zogaib venceram pela GrandAm em Laguna Seca
 17/05 - Bernhard na pole, e De Ferran em segundo no grid
 17/05 - Foi a vez de Bernhard andar na frente pela ALMS
 17/05 - Confira os inscritos para a prova em Monza
 17/05 - Müller/Lichtner-Hoyer são os poles no FIA GT
 17/05 - Pflaumer conquistou a pole na Júnior

... 189 190 191 192 193 194 195 196 197 198 199 200 201 202 203 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados