Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Um GP mais antigo que o próprio ?circo? ? Parte 2
Terça-feira, 09 de Setembro de 2003
 
Agora que você já conferiu um pouco da história dos GPs da Itália disputados antes da primeira prova oficial do ?circo? em Monza , vamos tratar das corridas da Fórmula 1 disputadas naquela pista, onde o primeiro GP oficial, vencido pelo italiano Giuseppe Farina - que correu com um Alfa Romeo 159 -, aconteceu no dia 3 de setembro de 1950.

Ao chegar à Itália, país-sede da 7ª e última etapa do Primeiro Mundial de Fórmula 1, a categoria já havia passado por Silverstone, no dia 13 de maio, por Mônaco, dia 23 do mesmo mês, por Indianápolis, (EUA), em 30 de maio, pela pista de Bremgarten, na Suíça, em 4 de junho, por Spa-Francorchamps, na Bélgica, em 18 de junho, e por Rheims, na França, no dia 2 de julho.

Em Silverstone o italiano Giuseppe Farina havia vencido, a exemplo do aconteceu na quinta prova, na Suécia. O argentino Juan Manuel Fangio, que assim como Farina competia com um modelo Alfa Romeo, havia chegado na frente nas disputas em Mônaco, Spa-Francorchamps e Rheims, enquanto a prova em solo norte-americano fora ganha por Johnnie Parsons, com um Kurtis.

Juan Manuel Fangio foi o melhor na tomada de tempos para a primeira corrida oficial da Fórmula 1 no ?Audrodromo Nazionale Di Monza?, percorrendo o circuito que então tinha 6.300 metros em 1min58s60. Coube ao portenho também a melhor volta daquela corrida, fechada em 2 minutos cravados.

Na disputa, porém, quem se deu melhor foi Farina, que comandou as 13 primeiras voltas, escoltou o líder Alberto Ascari na 14ª e 15ª voltas, e reassumiu o comando das ações no 16º giro, situação que permaneceu até a quadriculada, quando venceu pela terceira vez.

A disputa que teve Ascari como segundo colocado a bordo de um Ferrari, e Luigi Fagioli na terceira posição, também com um carro da ´Scuderia´, valeu a Nino Farina o título da temporada de 1950.

O privilégio de poder levar para casa o principal troféu da temporada inicial da Fórmula 1 Giuseppe Farina conquistou ao somar 30 pontos, dois a mais que Juan Manuel Fangio, o vice-campeão, e três adiante de Luigi Fagioli.

O detalhe curioso fica por conta do esmagador domínio da Alfa Romeo no certame, já que os três melhores no campeonato usaram carros da marca.

Vale lembrar que à época ainda não havia um certame de Construtores, que passou a ser disputado apenas na temporada de 1958.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 19/05 - Bons ?pegas? na quarta etapa do Paulista de Kart
 19/05 - Paulista de Kart: Resultado da Fórmula 250
 19/05 - Paulista de Kart: Resultado da Júnior
 19/05 - Paulista de Kart: Resultado da Júnior Menor
 19/05 - Paulista de Kart: Resultado da Cadete
 19/05 - Di Resta venceu de ponta a ponta no Alemão de Turismo
 19/05 - Domingo azul em Valencia
 18/05 - Bouchut/Maassen venceram, e Negrão foi o segundo em Monza
 18/05 - Loeb fechou na frente o Rali da Sardenha
 18/05 - Saini ganhou, e Kleinubing foi o segundo no Turismo
 18/05 - Fábio Carreira ganhou a batalha da Copa Vicar em Pinhais
 18/05 - Maurício venceu de novo pela V8
 18/05 - Gonçalves ganhou na abertura da programação em Pinhais
 18/05 - Piquet e Barrichello na mira da imprensa européia
 17/05 - Dalziel/Zogaib venceram pela GrandAm em Laguna Seca
 17/05 - Bernhard na pole, e De Ferran em segundo no grid
 17/05 - Foi a vez de Bernhard andar na frente pela ALMS
 17/05 - Confira os inscritos para a prova em Monza
 17/05 - Müller/Lichtner-Hoyer são os poles no FIA GT
 17/05 - Pflaumer conquistou a pole na Júnior

... 189 190 191 192 193 194 195 196 197 198 199 200 201 202 203 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados