Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Brascar adotará sistema de lastros a partir desta temporada
Sábado, 15 de Fevereiro de 2003
 
O ?Campeonato Brasileiro Brascar de Protótipos e Turismo? decidiu adotar um sistema de lastro para os carros vencedores de cada prova, prevendo em seu Regulamento Técnico de 2003 ? o terceiro ano de realização do certame ? que os três primeiros veículos em cada prova adicionem, e que os que completarem as disputas da quinta colocação em diante tenham um decréscimo no peso, sendo que o máximo de lastro adicionado a cada carro será de 45 quilos.

A regulamentação técnica prevê ainda outra novidade: a existência de apenas três divisões: a ?Protótipo Brascar Sport?, a ?Turismo Brascar? e a ?Brascar Super?, esta última aberta a carros que não se enquadrem nas duas categorias anteriores, que tenham motores com mais de 2001cc, ou que sejam dotados de Turbo.

Os carros da divisão ?Turismo? terão um peso mínimo de 1000, 100 quilos a menos que os das categorias ?Protótipos e "Brascar Super?, que terão seus tanques limitados a 90, enquanto os veículos da divisão ?Turismo? poderão carregar até 100 litros de combustíveis.

Como vai funcionar o sistema de lastros

Para os carros de qualquer uma das três divisões, o sistema de adição ou subtração de peso vai ser o mesmo, prevendo acréscimo para os três veículos melhores colocados em cada prova, a permanência do peso do carro quarto colocado, e a retirada de lastro dos carros que cruzarem as linhas finais da quinta posição em diante.

O carro vencedor de uma prova terá adicionados 15 quilos; o que cruzar a linha final no segundo lugar, 10, enquanto o terceiro colocado na prova receberá 5 quilos adicionais.

Já o veículo quinto colocado terá o peso diminuído em 5, o sexto em 10, e aqueles que ocuparem da sétima posição em diante vão perder 15 quilos.

As equipes terão liberdade para a opção por motores a metanol, a álcool ou a gasolina, sendo que não há restrições quanto à octanagem deste último tipo de combustível, mas os times terão de declarar o que vão usar no momento que realizarem a inscrição do carro.

Durante cada uma das provas, serão abertas duas ?janelas? para reabastecimento, dentro das quais todos os carros tem obrigação de realizar a parada com duração mínima de 2 minutos, sob pena de serem obrigados a cumprirem um ?Time Penalty?.

A primeira ?janela? em cada disputa será aberta depois de 40 minutos, e a segunda, após 1h35 de corrida.



Leia também:
Uma boa, e uma péssima idéia no novo critério de pontuações da BRASCAR
Confira as datas das corridas da BRASCAR
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 14/06 - Nunes conquistou sua segunda pole no DF
 14/06 - Foi a vez do líder ditar o ritmo no DF
 14/06 - Três pilotos são candidatos à quebra de tabu neste domingo
 14/06 - Salles/Rosset novamente na frente pela GT3
 14/06 - Suspeita de dengue tira Do Valle da disputa em Brasília
 14/06 - F-Le Mans é o próximo passo dos promotores da 24 Horas
 13/06 - Vitte liderou, e Cordova foi o segundo da terceira sessão
 13/06 - Foi a vez de Salles e Rosset dominarem pela GT3
 13/06 - Comando de mais um brasiliense na Clio
 13/06 - Galera foi o melhor no segundo ensaio da Sul-americana
 13/06 - Negrão/Mattheis na frente da GT3 no DF
 13/06 - Rocha surpreendeu no primeiro treino da Clio
 13/06 - Santos fechou na frente o primeiro treino da Sul-americana
 12/06 - Arrancada: Alejandro Sanchez quer bater seu recorde no Velopark
 12/06 - Felipe Ferreira está fora da etapa de Brasília
 12/06 - Rafael Suzuki corre pela primeira vez em pista conhecida na Alemanha
 12/06 - Final de semana movimentou pouco os rankings
 12/06 - Buzaid fez barba, cabelo e bigode em Silverstone
 11/06 - Andersson morre em acidente de Rali na África
 10/06 - Prova brasiliense terá transmissão ao vivo

... 184 185 186 187 188 189 190 191 192 193 194 195 196 197 198 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados