Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
O ?circo? teve sua primeira prova nos EUA disputada em 59
Terça-feira, 23 de Setembro de 2003
 
Bem antes que Tony George decidisse investir em finais de 1999 uma soma substancial para a construção do traçado interno ao famoso Indianápolis Speedway que sediou seu primeiro GP em 24 de setembro de 2000, e que neste domingo vai ser sede da penúltima batalha na guerra pelo título de 2003, a Fórmula 1 já havia tido disputadas diversas corridas nos Estados Unidos, até mais de uma, em alguns anos.

O caso de amor entre a mais badalada categoria de automobilismo do planeta e a mais rica nação da face da terra começou em 1959, mais precisamente no dia 12 de dezembro daquele ano, quando a corrida disputada no Aeródromo de Sebring, na Flórida, começou com o inglês Stirling Moss na pole, e teve suas 42 voltas totais vencidas pelo neozelandês Bruce McLaren.

Ao retornar à Terra de Tio Sam para a disputa travada no dia 20 de novembro de 1960, o ?circo? foi armado no circuito de Riverside, na Califórnia, onde Moss saiu na pole position mais uma vez, agora indo ao topo do pódio da prova disputada em 75 voltas.

Na terceira vez que se armou em solo norte-americano, o ?circo? passou a ter um novo endereço: o traçado de Watkings Glen, que iniciaria naquele 8 de novembro de 1961 uma seqüência de provas que só seria interrompida depois do 17º GP norte-americano, corrida disputada no dia 5 de outubro de 1975.

Foi no traçado situado no estado de Nova Iorque - o de Watkings Glen, que entre as provas de 1961 a 70 tinha 3,701, e que a partir da corrida de 1971 passou a ter 5.433 metros de extensão -, que os fãs da Fórmula 1 viram Emerson Fittipaldi ir ao topo do pódio na dia 4 de outubro de 1970, quando, com um Lotus, o piloto conquistou a primeira das 8 vitórias verde e amarelas em provas do ?circo? já disputadas na Terra de Tio Sam.

Revezamento

A partir de 1976 ? no 18º GP americano ? o circuito de Long Beach, na Califórnia, passou a realizar revezamentos com Watkings Glen, um esquema que durou até a temporada de 1981, quando o traçado californiano sediou pela 6ª vez uma corrida de Fórmula 1, e quando a pista do estado de Nova Iorque já tinha deixado de constar do calendário, depois de ter abrigado 20 provas.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 14/06 - Nunes conquistou sua segunda pole no DF
 14/06 - Foi a vez do líder ditar o ritmo no DF
 14/06 - Três pilotos são candidatos à quebra de tabu neste domingo
 14/06 - Salles/Rosset novamente na frente pela GT3
 14/06 - Suspeita de dengue tira Do Valle da disputa em Brasília
 14/06 - F-Le Mans é o próximo passo dos promotores da 24 Horas
 13/06 - Vitte liderou, e Cordova foi o segundo da terceira sessão
 13/06 - Foi a vez de Salles e Rosset dominarem pela GT3
 13/06 - Comando de mais um brasiliense na Clio
 13/06 - Galera foi o melhor no segundo ensaio da Sul-americana
 13/06 - Negrão/Mattheis na frente da GT3 no DF
 13/06 - Rocha surpreendeu no primeiro treino da Clio
 13/06 - Santos fechou na frente o primeiro treino da Sul-americana
 12/06 - Arrancada: Alejandro Sanchez quer bater seu recorde no Velopark
 12/06 - Felipe Ferreira está fora da etapa de Brasília
 12/06 - Rafael Suzuki corre pela primeira vez em pista conhecida na Alemanha
 12/06 - Final de semana movimentou pouco os rankings
 12/06 - Buzaid fez barba, cabelo e bigode em Silverstone
 11/06 - Andersson morre em acidente de Rali na África
 10/06 - Prova brasiliense terá transmissão ao vivo

... 184 185 186 187 188 189 190 191 192 193 194 195 196 197 198 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados