Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Brascar adotará sistema de lastros a partir desta temporada
Sábado, 15 de Fevereiro de 2003
 
O ?Campeonato Brasileiro Brascar de Protótipos e Turismo? decidiu adotar um sistema de lastro para os carros vencedores de cada prova, prevendo em seu Regulamento Técnico de 2003 ? o terceiro ano de realização do certame ? que os três primeiros veículos em cada prova adicionem, e que os que completarem as disputas da quinta colocação em diante tenham um decréscimo no peso, sendo que o máximo de lastro adicionado a cada carro será de 45 quilos.

A regulamentação técnica prevê ainda outra novidade: a existência de apenas três divisões: a ?Protótipo Brascar Sport?, a ?Turismo Brascar? e a ?Brascar Super?, esta última aberta a carros que não se enquadrem nas duas categorias anteriores, que tenham motores com mais de 2001cc, ou que sejam dotados de Turbo.

Os carros da divisão ?Turismo? terão um peso mínimo de 1000, 100 quilos a menos que os das categorias ?Protótipos e "Brascar Super?, que terão seus tanques limitados a 90, enquanto os veículos da divisão ?Turismo? poderão carregar até 100 litros de combustíveis.

Como vai funcionar o sistema de lastros

Para os carros de qualquer uma das três divisões, o sistema de adição ou subtração de peso vai ser o mesmo, prevendo acréscimo para os três veículos melhores colocados em cada prova, a permanência do peso do carro quarto colocado, e a retirada de lastro dos carros que cruzarem as linhas finais da quinta posição em diante.

O carro vencedor de uma prova terá adicionados 15 quilos; o que cruzar a linha final no segundo lugar, 10, enquanto o terceiro colocado na prova receberá 5 quilos adicionais.

Já o veículo quinto colocado terá o peso diminuído em 5, o sexto em 10, e aqueles que ocuparem da sétima posição em diante vão perder 15 quilos.

As equipes terão liberdade para a opção por motores a metanol, a álcool ou a gasolina, sendo que não há restrições quanto à octanagem deste último tipo de combustível, mas os times terão de declarar o que vão usar no momento que realizarem a inscrição do carro.

Durante cada uma das provas, serão abertas duas ?janelas? para reabastecimento, dentro das quais todos os carros tem obrigação de realizar a parada com duração mínima de 2 minutos, sob pena de serem obrigados a cumprirem um ?Time Penalty?.

A primeira ?janela? em cada disputa será aberta depois de 40 minutos, e a segunda, após 1h35 de corrida.



Leia também:
Uma boa, e uma péssima idéia no novo critério de pontuações da BRASCAR
Confira as datas das corridas da BRASCAR
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 03/07 - Os novos números da GrandAm
 03/07 - Pruett ganhou, e Zonta foi 3º na "prova-relâmpago" da GrandAm
 03/07 - Coulthard anuncia que vai pendurar o capacete
 03/07 - Bueno comandou os treinos da Stock V8 no MS
 03/07 - Negrão foi o mais veloz da Stock Júnior nesta quinta-feira
 03/07 - Riberi dominou o dia pela Pick Up Racing
 03/07 - O grid para a ?Brumos Porsche 250?
 03/07 - Frisselle/Wilkins largam na pole pela GrandAm
 03/07 - Líderes diferentes no último treino. Negri de novo em 2º
 03/07 - Friselle/Wilkins voltaram a dominar em Daytona
 03/07 - Negri Jr./Petterson ?trocaram de posição? com Friselle e Wilkins
 03/07 - Friselle/Wilkins comandaram o primeiro treino. Negri veio a seguir
 02/07 - Brawn admite interesse da Honda em Alonso
 02/07 - Começam nesta quinta-feira as atividades no MS
 02/07 - Veja a programação para Campo Grande
 01/07 - Bruno Senna nega negociações com BMW
 01/07 - Petrobras comemora 10 anos fornecendo combustível para a F-1
 01/07 - Confira quem já venceu pela Truck em SP
 01/07 - F-Truck disputará 5ª etapa em Interlagos
 01/07 - Dupla italiana, e a possível aposentadoria de Biela

... 179 180 181 182 183 184 185 186 187 188 189 190 191 192 193 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados