Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Conheça a trajetória de Massa até chegar à Fórmula 1
Sexta-feira, 12 de Outubro de 2001
 
A trajetória do paulistano Felipe Massa rumo à Fórmula 1 começou em 1999, ainda no Brasil, onde levantou o título da temporada da Fórmula Chevrolet.

No ano passado o piloto seguiu para a Europa, onde a princípio estaria disputando somente as provas do Campeonato Italiano, e eventualmente as corridas do certame Europeu da Fórmula Renault que fossem realizadas na Terra da Bota.

O motivo para que Felipe disputasse exclusivamente o certame da Itália era simples: os patrocínios que conseguiu levar lhe garantiam somente a participação naquelas corridas, e mesmo assim, nem em todas as previstas pelo calendário da temporada.

Por um golpe do destino, o brasileiro venceu as duas provas que disputou pelo certame do Velho Continente como prêmio pelas vitórias alcançadas no certame italiano, levando o dono de sua equipe a permitir que corresse as demais provas do Continental mesmo sem o tão necessário dinheiro.

E foi assim que o paulista arrebatou os dois títulos, o que lhe catapultou para a Fórmula 3000 Européia, onde conquistou o título com uma prova de antecipação.

Confira os números do piloto

No ano passado, quando começou a correr na Europa, Felipe Massa alcançou nada menos que 8 triunfos, resultado que o fez encerrar 2000 como líder do Placar de Vitórias do Speed On Line , condição que dividiu com o brasiliense Vítor Meira, então competindo na Fórmula 3 Sul-americana.

No ranking de pole positions ? outro que compõe a seção "Placar Brasil" deste site-, Felipe foi o segundo colocado, com 6 conquistadas, uma a menos que os vencedores, Luciano Gomide e João Paulo de Oliveira, que disputaram respectivamente os certames Norte e Sul-americano da Fórmula 3. Cabe aqui lembrar que Oliveira competiu pela divisão "B" da categoria de nosso continente.

Massa foi o segundo melhor colocado também no Placar de melhores voltas. Também neste ele terminou a última temporada com 6, uma a menos que Gomide e Oliveira.

Nos rankings referentes à temporada 2001, Massa é o quarto colocado, com 5 vitórias; na contabilização das poles sua posição é a 2ª, também com 5 conquistadas. No quesito melhores voltas Felipe também é vice-líder, tendo sido 4 vezes o mais rápido até o momento.

Neste final de semana ele disputa a 8ª e última prova do Europeu da F-3000, em Valência, na Espanha.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 18/07 - De Ferran e Melo Júnior saem nas pole positions da prova de Mid-Ohio
 18/07 - Os inscritos na prova da ALMS em Mio-Ohio
 18/07 - Pruett/Rojas encabeçaram a folha de tempos pela GrandAm
 18/07 - Os tempos do segundo treino da GrandAm
 18/07 - Os tempos do primeiro treino no Barber Park
 18/07 - Os inscritos na prova da GrandAm no Alabama
 18/07 - F-São Paulo: Carioca Henrique Lambert quer a quinta pole position amanhã
 17/07 - GT3 Brasil: Ford GT terá potência limitada
 15/07 - Calvet: um pódio, melhor volta e pontos nas 2 provas da F-Barber
 15/07 - Sharp/Brabham: vitória a menos de dois minutos do final
 14/07 - Bonifácio/Hoffmann e Kaesemodel/Feldmann venceram pela GT3
 14/07 - Os resultados do GT3 em Interlagos
 14/07 - Mygale de olho na Sul-americana
 14/07 - Corrêa tem seqüência de bons resultados na F-Ford Inglesa
 13/07 - Juncadella e Rossi venceram, e Favoretto conquistou 2 segundos lugares
 13/07 - Alguersuari e Perez ganharam no prosseguimento do Britânico
 13/07 - Rydell e Monteiro fizeram a festa da SEAT no WTCC
 13/07 - Ekström fechou na frente a corrida do DTM em Zandvoort
 13/07 - Cordova voltou a vencer na Copa Clio
 13/07 - Nunes e Merlo Neto venceram pela Sul-americana

... 176 177 178 179 180 181 182 183 184 185 186 187 188 189 190 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados