Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
"Novela" do traçado goiano começou em 99
Terça-feira, 12 de Março de 2002
 
O Autódromo Internacional de Goiânia, inaugurado na primeira metade da década de 70, foi durante muitos anos um paradigma de segurança, já que as áreas de escape eram bastante amplas, e o asfalto apresentava quase sempre condições perfeitas.

Nas décadas de 70, 80 e 90, a pista de 3.835 metros situada no quilômetro 4 da Rodovia GO-020 foi palco de provas memoráveis, principalmente pela realização de edições da "12 Horas de Goiânia", prova que acontecia anualmente, dentro dos calendários do Campeonato Brasileiro de Marcas e Pilotos.

Mas, à medida em que os anos foram se passando, ocorreu o desgaste natural do asfalto, e o aparecimento de alguns buracos, o que levou o Governo do Estado de Goiás a manter a pista fechada ao longo de nada menos que 11 meses em 1998.

Numa prova realizada em 1999, quando pilotos da Espron tanto de Brasília quanto de São Paulo viajaram até a capital goiana para a festa de reinauguração, ficou claro que o recapeamento do asfalto foi muito mal realizado, tanto que já naquela disputa surgiram os primeiros buracos, em especial na chamada "Curva do Miolo".

Apesar do asfalto ruim, provas de Campeonatos Brasileiros foram realizadas em Goiânia durante a própria temporada de 1999 e na seguinte.

No princípio de 2001, a pista foi fechada para a correção do serviço ruim feito principalmente no asfalto da entrada do miolo, o que forçou a Stock Car a adiar de junho para agosto a prova que deveria acontecer no traçado.

Na corrida realizada em agosto, o asfalto acabou se deteriorando completamente, o que forçou os dirigentes da Stock Car a novamente mudarem seu planejamento inicial, transferindo a penúltima rodada do certame da capital de Goiás para Londrina, no Paraná.

Depois da prova em agosto, surgiu a promessa do Governo de reformar não só o asfalto quanto também as instalações do circuito, que obviamente foram se desgastando com o passar do tempo.

E nesta terça-feira, de novo, a questão das iminentes reformas foi adiada, gerando o sério risco de que nenhuma disputa de certames nacionais ou regionais aconteça na capital de Goiás.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 30/07 - Cinco brasileiros disputarão provas de Endurance no final de semana
 30/07 - Confira os inscritos para a corrida da GrandAm no Canadá
 30/07 - Veja a lista de inscritos na 24 Horas de Spa
 30/07 - Infarto causa a morte da Dra. Angela Bertini
 29/07 - Fraga segue vencendo no kartismo
 29/07 - Confira a classificação da F- Atlantic
 29/07 - Segue equilibradíssima a temporada da F-Atlantic
 29/07 - A pontuação da F-Indy
 29/07 - Dixon (ainda) mais perto do caneco
 28/07 - Müller e Menu venceram na rodada do WTCC em Brands Hatch
 28/07 - Os números do WTCC
 28/07 - WTCC: Os resultados da rodada britânica
 28/07 - Schneider venceu a chuvosa etapa do DTM em Nürburgring
 28/07 - Constantino ganhou duas no prosseguimento do Porsche GT3 Cup
 24/07 - SUPER GT: Após vencer, João Paulo prevê dificuldades para a corrida em Sugo
 24/07 - Arrancada: GP Flash Power terá o homem mais rápido do Brasil
 24/07 - Átila Abreu lembra dos 10 anos de seu primeiro título no automobilismo
 24/07 - melhorar
 22/07 - Khan e Crestani ganharam, e Razia voltou ao pódio no Europeu da F-3000
 22/07 - Os números da Indy Light

... 174 175 176 177 178 179 180 181 182 183 184 185 186 187 188 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados