Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Traçado em Nürburg volta a receber o "circo"
Quinta-feira, 20 de Junho de 2002
 
O circuito de Nürburgring, na Alemanha, sediará no próximo domingo o Grande Prêmio da Europa, o 9º dos 17 totais previstos pelo calendário da temporada 2002 da Fórmula 1.

Tendo completado seu 75º ano no mês passado, a pista recebeu como presente uma espécie de "Bico de Pato" no final da reta dos boxes, o que transformará o traçado num ambiente a ser reconhecido pelos pilotos da mais badalada categoria de automobilismo do planeta.

A 5ª prova consecutiva

A corrida deste domingo será a 5ª consecutiva em que a pista situada em Nürburg sediará o Grande Prêmio da Europa, disputa que integra os calendários da F-1 desde 1983, quando o palco foi Brands Hatch, na Inglaterra.

Nürburgring sediou seu primeiro GP europeu em 1984, e voltou a constar do calendário da prova continental - que não aconteceu entre 86 a 92 - em 1995 e 96, e depois consecutivamente à partir de 1999.

Mas a presença do traçado no calendário do "circo" é quase tão antiga quanto a própria história dos certames da F-1, que correu pela primeira na pista em Nürburg no dia 29 de julho de 1951, numa disputa onde Alberto Ascari saiu da pole position e venceu a bordo de seu Ferrari, e Juan Manuel Fangio completou a volta mais rápida pilotando um Alfa Romeo.

À época, o traçado tinha exagerados 22.810 metros, uma extensão que passou a ser ainda maior após 1967, desde quando as corridas aconteceram numa pista com nada menos que 22.385 metros.

Com a nova metragem, a pista sediou os GPs da Alemanha entre as temporadas de 1967 a 1976, exceto o de 1970, que foi disputado em Hockenheim.

Depois de passar por uma reforma bastante ampla, que fez o traçado passar a ter 4.542 metros, Nürburgring - que em 76 entrou para a história por ter sido palco de um acidente seguido de incêndio que quase tirou a vida do austríaco Niki Lauda -, só sediou mais um GP alemão: o de 1985, quando o pole foi Teo Fabi, com um Tolemann, e a vitória foi de Michele Alboreto, com um Ferrari.

Clique aqui para conhecer todos os vencedores das provas em Nürburgring.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 11/08 - Duval e Ara venceram, e Oliveira foi duas vezes ao pódio da F-Nippon
 11/08 - Os números da Fórmula Nippon
 10/08 - Em B. Aires, ?1-2? da Honda na 5ª. Edição da 200 Kilometros
 10/08 - O resultado completo da 200 Km de B. Aires
 10/08 - Esquenta o tempo na Full Time
 10/08 - Riberi ganhou a quarta etapa da Pick Up Racing
 10/08 - Audi fez nova dobradinha na ALMS
 10/08 - Resultado completo da 7ª etapa da ALMS
 10/08 - Merlo Neto fez dupla festa pela Sul-americana na capital portenha
 09/08 - Riberi no topo do grid na 4ª etapa da Pick Up Racing
 09/08 - López/Reid vão encabeçar dobradinha da Honda-Petrobras no grid da 200 Km
 09/08 - Navarro é o pole da corrida do domingo
 08/08 - Frisselle/Wilkins voltaram a vencer na GrandAm
 08/08 - GrandAm: veja o resultado da prova em Glen
 08/08 - Primeira fila toda verde e amarela na Indy Lights
 08/08 - Luhr e Werner sairão na pole position da ALMS em Elkhart Lake
 08/08 - ALMS: a formação completa do grid deste sábado
 08/08 - ALMS: As marcas do segundo ensaio
 08/08 - ALMS: Os tempos do primeiro treino no Road America
 08/08 - Nunes conquista sua 3ª pole na temporada da Sul-americana

... 171 172 173 174 175 176 177 178 179 180 181 182 183 184 185 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados