Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
"Novela" do traçado goiano começou em 99
Terça-feira, 12 de Março de 2002
 
O Autódromo Internacional de Goiânia, inaugurado na primeira metade da década de 70, foi durante muitos anos um paradigma de segurança, já que as áreas de escape eram bastante amplas, e o asfalto apresentava quase sempre condições perfeitas.

Nas décadas de 70, 80 e 90, a pista de 3.835 metros situada no quilômetro 4 da Rodovia GO-020 foi palco de provas memoráveis, principalmente pela realização de edições da "12 Horas de Goiânia", prova que acontecia anualmente, dentro dos calendários do Campeonato Brasileiro de Marcas e Pilotos.

Mas, à medida em que os anos foram se passando, ocorreu o desgaste natural do asfalto, e o aparecimento de alguns buracos, o que levou o Governo do Estado de Goiás a manter a pista fechada ao longo de nada menos que 11 meses em 1998.

Numa prova realizada em 1999, quando pilotos da Espron tanto de Brasília quanto de São Paulo viajaram até a capital goiana para a festa de reinauguração, ficou claro que o recapeamento do asfalto foi muito mal realizado, tanto que já naquela disputa surgiram os primeiros buracos, em especial na chamada "Curva do Miolo".

Apesar do asfalto ruim, provas de Campeonatos Brasileiros foram realizadas em Goiânia durante a própria temporada de 1999 e na seguinte.

No princípio de 2001, a pista foi fechada para a correção do serviço ruim feito principalmente no asfalto da entrada do miolo, o que forçou a Stock Car a adiar de junho para agosto a prova que deveria acontecer no traçado.

Na corrida realizada em agosto, o asfalto acabou se deteriorando completamente, o que forçou os dirigentes da Stock Car a novamente mudarem seu planejamento inicial, transferindo a penúltima rodada do certame da capital de Goiás para Londrina, no Paraná.

Depois da prova em agosto, surgiu a promessa do Governo de reformar não só o asfalto quanto também as instalações do circuito, que obviamente foram se desgastando com o passar do tempo.

E nesta terça-feira, de novo, a questão das iminentes reformas foi adiada, gerando o sério risco de que nenhuma disputa de certames nacionais ou regionais aconteça na capital de Goiás.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 11/08 - Duval e Ara venceram, e Oliveira foi duas vezes ao pódio da F-Nippon
 11/08 - Os números da Fórmula Nippon
 10/08 - Em B. Aires, ?1-2? da Honda na 5ª. Edição da 200 Kilometros
 10/08 - O resultado completo da 200 Km de B. Aires
 10/08 - Esquenta o tempo na Full Time
 10/08 - Riberi ganhou a quarta etapa da Pick Up Racing
 10/08 - Audi fez nova dobradinha na ALMS
 10/08 - Resultado completo da 7ª etapa da ALMS
 10/08 - Merlo Neto fez dupla festa pela Sul-americana na capital portenha
 09/08 - Riberi no topo do grid na 4ª etapa da Pick Up Racing
 09/08 - López/Reid vão encabeçar dobradinha da Honda-Petrobras no grid da 200 Km
 09/08 - Navarro é o pole da corrida do domingo
 08/08 - Frisselle/Wilkins voltaram a vencer na GrandAm
 08/08 - GrandAm: veja o resultado da prova em Glen
 08/08 - Primeira fila toda verde e amarela na Indy Lights
 08/08 - Luhr e Werner sairão na pole position da ALMS em Elkhart Lake
 08/08 - ALMS: a formação completa do grid deste sábado
 08/08 - ALMS: As marcas do segundo ensaio
 08/08 - ALMS: Os tempos do primeiro treino no Road America
 08/08 - Nunes conquista sua 3ª pole na temporada da Sul-americana

... 171 172 173 174 175 176 177 178 179 180 181 182 183 184 185 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados