Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
O ?circo? teve sua primeira prova nos EUA disputada em 59
Terça-feira, 23 de Setembro de 2003
 
Bem antes que Tony George decidisse investir em finais de 1999 uma soma substancial para a construção do traçado interno ao famoso Indianápolis Speedway que sediou seu primeiro GP em 24 de setembro de 2000, e que neste domingo vai ser sede da penúltima batalha na guerra pelo título de 2003, a Fórmula 1 já havia tido disputadas diversas corridas nos Estados Unidos, até mais de uma, em alguns anos.

O caso de amor entre a mais badalada categoria de automobilismo do planeta e a mais rica nação da face da terra começou em 1959, mais precisamente no dia 12 de dezembro daquele ano, quando a corrida disputada no Aeródromo de Sebring, na Flórida, começou com o inglês Stirling Moss na pole, e teve suas 42 voltas totais vencidas pelo neozelandês Bruce McLaren.

Ao retornar à Terra de Tio Sam para a disputa travada no dia 20 de novembro de 1960, o ?circo? foi armado no circuito de Riverside, na Califórnia, onde Moss saiu na pole position mais uma vez, agora indo ao topo do pódio da prova disputada em 75 voltas.

Na terceira vez que se armou em solo norte-americano, o ?circo? passou a ter um novo endereço: o traçado de Watkings Glen, que iniciaria naquele 8 de novembro de 1961 uma seqüência de provas que só seria interrompida depois do 17º GP norte-americano, corrida disputada no dia 5 de outubro de 1975.

Foi no traçado situado no estado de Nova Iorque - o de Watkings Glen, que entre as provas de 1961 a 70 tinha 3,701, e que a partir da corrida de 1971 passou a ter 5.433 metros de extensão -, que os fãs da Fórmula 1 viram Emerson Fittipaldi ir ao topo do pódio na dia 4 de outubro de 1970, quando, com um Lotus, o piloto conquistou a primeira das 8 vitórias verde e amarelas em provas do ?circo? já disputadas na Terra de Tio Sam.

Revezamento

A partir de 1976 ? no 18º GP americano ? o circuito de Long Beach, na Califórnia, passou a realizar revezamentos com Watkings Glen, um esquema que durou até a temporada de 1981, quando o traçado californiano sediou pela 6ª vez uma corrida de Fórmula 1, e quando a pista do estado de Nova Iorque já tinha deixado de constar do calendário, depois de ter abrigado 20 provas.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 06/09 - Henrique Lambert larga na quarta fila neste domingo
 06/09 - Otero é pole também da prova do domingo
 06/09 - Confira os tempos da classificatória na Bélgica
 06/09 - Veja os tempos do quarto treino da Clio em Jacarepaguá
 06/09 - Felipe Ferreira otimista para as corridas no Rio de Janeiro
 06/09 - Paixão pelos supercarros está agitando o Rio de Janeiro
 06/09 - Rafael Suzuki busca melhora para o treino classificatório em Lausitz
 06/09 - Heidfeld abriu o dia na frente em Spa
 05/09 - Serra e Longo fecharam a melhor marca da GT3 no RJ
 05/09 - Os tempos dos treinos da GT3 em Jacarepaguá
 05/09 - Otero larga na pole da prova deste sábado pela Sul-americana
 05/09 - Massa foi o mais rápido da sexta-feira na Bélgica
 05/09 - Paioli foi o melhor do dia pela Copa Clio
 05/09 - Confira os tempos dos treinos da Copa Clio
 05/09 - Lambert larga na quinta fila em Jacarepaguá
 05/09 - Senna largará na pole position pela GP2 em Spa
 04/09 - Equipe Positron/Greco visa pódio no Rio de Janeiro
 04/09 - Felipe Ferreira otimista para corrida carioca
 04/09 - Carioca Henrique Lambert faz sua estréia no Rio de Janeiro
 04/09 - Um quilo de alimentos valerá entrada para provas no RJ

... 165 166 167 168 169 170 171 172 173 174 175 176 177 178 179 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados