Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Mudança de visual será a sexta na história da categoria
Quarta-feira, 07 de Janeiro de 2004
 
A troca da carenagem do Vectra pela do Astra - que vai acontecer já para a primeira corrida do campeonato 2004, marcada para o dia 20 de março no Autódromo Internacional de Curitiba ?, marcará a sexta mudança de visual dos carros ao longo da história da Stock Car Brasil.

A categoria que estreou nas pistas em 1979, começou sua caminhada usando os modelos Opala da Chevrolet, que foram vistos nas corridas pelo país afora até o final da temporada de 1985.

Um ano mais tarde, em função da saída da GM como patrocinadora, o ?esqueleto? do ?Opalão? recebeu carenagens em fibra de vidro que foram desenvolvidas pela Caio/Hidroplas.

Em 1990, estrearia o ?segundo visual? da Stock, quando as plataformas do Opala continuaram a receber ?roupagem? em fibra de vidro, porém, àquela altura, com linhas mais arredondadas.

Com o retorno da Chevrolet como patrocinadora, os Opala foram aposentados, e substituídos pelos modelos Omega a partir de 1994, permanecendo em uso por cinco temporadas.

Em 2000 surgiu a quinta ?mudança de cara? dos carros, que tiveram os então estreantes chassis tubulares fabricados pela ZF Racing ?vestidos? de Vectra, modelo que agora vai dar espaço ao Astra, da mesma Chevrolet.

Vale lembrar que os motores usados nos 25 anos da categoria foram de dois modelos: os de seis cilindros do Opala com cerca de 320 CV equiparam os carros até a temporada 2000, e os atuais V8 importados dos Estados Unidos estrearam em 2001.

Agora em 2004, a divisão principal vai receber novas unidades dos V8, enquanto os motores que foram usados nas competições até 2003 serão baixados de 450 para 300 CV, passando a empurrar os carros da Stock Car Light.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 20/09 - Schneider sairá na frente pelo DTM em Barcelona
 20/09 - Fórmula Nippon: João Paulo aposta em boa largada para corrida em Sugo
 20/09 - Sondermann vai largar na pole da Pick Up Racing em Pinhais
 20/09 - Rafael Suzuki larga na segunda fila na Alemanha
 20/09 - Os tempos da classificatória da GrandAm
 20/09 - Zonta coloca o Brasil na pole da etapa final da GrandAm
 20/09 - Finger fez ?3X3? no terceiro treino
 19/09 - ?Em casa? Finger fechou o melhor tempo pela Júnior
 19/09 - Pachenki liderou pela Copa Vicar em Pinhais
 19/09 - Bueno comandou as atividades pela V8
 19/09 - Rafael Suzuki espera largar entre os primeiros nas corridas em Sachsenring
 19/09 - Fórmula Nippon: João Paulo de Oliveira otimista para classificação em Sugo
 18/09 - Confira os inscritos para a última prova da GrandAm
 18/09 - Veja a programação do final de semana em Pinhais
 18/09 - Novato Átila Abreu e experiente Giuliano Losacco na briga pelo título
 17/09 - Final de semana movimentou os rankings do "Placar"
 17/09 - Superleague: Carros brasileiros se preparam para a etapa na Alemanha
 17/09 - Sorocabano Átila Abreu começa luta pelo título em Curitiba
 17/09 - Rafael Suzuki corre pela primeira vez em Sachsenring, na Alemanha
 16/09 - F-Nippon: João Paulo de Oliveira quer terminar o ano com vitória em Sugo

... 161 162 163 164 165 166 167 168 169 170 171 172 173 174 175 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados