Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
"Novela" do traçado goiano começou em 99
Terça-feira, 12 de Março de 2002
 
O Autódromo Internacional de Goiânia, inaugurado na primeira metade da década de 70, foi durante muitos anos um paradigma de segurança, já que as áreas de escape eram bastante amplas, e o asfalto apresentava quase sempre condições perfeitas.

Nas décadas de 70, 80 e 90, a pista de 3.835 metros situada no quilômetro 4 da Rodovia GO-020 foi palco de provas memoráveis, principalmente pela realização de edições da "12 Horas de Goiânia", prova que acontecia anualmente, dentro dos calendários do Campeonato Brasileiro de Marcas e Pilotos.

Mas, à medida em que os anos foram se passando, ocorreu o desgaste natural do asfalto, e o aparecimento de alguns buracos, o que levou o Governo do Estado de Goiás a manter a pista fechada ao longo de nada menos que 11 meses em 1998.

Numa prova realizada em 1999, quando pilotos da Espron tanto de Brasília quanto de São Paulo viajaram até a capital goiana para a festa de reinauguração, ficou claro que o recapeamento do asfalto foi muito mal realizado, tanto que já naquela disputa surgiram os primeiros buracos, em especial na chamada "Curva do Miolo".

Apesar do asfalto ruim, provas de Campeonatos Brasileiros foram realizadas em Goiânia durante a própria temporada de 1999 e na seguinte.

No princípio de 2001, a pista foi fechada para a correção do serviço ruim feito principalmente no asfalto da entrada do miolo, o que forçou a Stock Car a adiar de junho para agosto a prova que deveria acontecer no traçado.

Na corrida realizada em agosto, o asfalto acabou se deteriorando completamente, o que forçou os dirigentes da Stock Car a novamente mudarem seu planejamento inicial, transferindo a penúltima rodada do certame da capital de Goiás para Londrina, no Paraná.

Depois da prova em agosto, surgiu a promessa do Governo de reformar não só o asfalto quanto também as instalações do circuito, que obviamente foram se desgastando com o passar do tempo.

E nesta terça-feira, de novo, a questão das iminentes reformas foi adiada, gerando o sério risco de que nenhuma disputa de certames nacionais ou regionais aconteça na capital de Goiás.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 01/10 - Prova do domingo definiu três títulos do Brasileiro
 01/10 - Williams manterá os mesmos pilotos na próxima temporada
 29/09 - Confirmada a presença de Jeff Gordon no ?Desafio?
 28/09 - Carbone ganhou uma e Molina a outra na festa de Van Der Garde
 28/09 - Alonso venceu em mais uma lambança ferrarista
 28/09 - McLaren superou a Ferrari no quadro de pontos
 28/09 - Vitória dos Stedile. Confira o resultado
 28/09 - Parcial da 100ª volta em Santa Cruz do Sul
 28/09 - Os Stedile voltam a liderar em S. Cruz
 28/09 - Ventura/Cardoso são os novos líderes em S. Cruz
 28/09 - Veja a parcial com 1h35 de prova
 28/09 - As posições na 23ª volta
 28/09 - Confira os dez primeiros na 11ª volta em S. Cruz
 27/09 - O grid completo para a rodada gaúcha do Brasileiro
 27/09 - Confira os inscritos para a 4ª etapa do Brasileiro
 27/09 - Pole do ?Predador? para a ?Três Horas? de S. Cruz do Sul
 27/09 - Massa conquistou a pole para a corrida em Cingapura
 26/09 - Veja as marcas do último treino do dia em S. Cruz
 26/09 - Os tempos do segundo treino em S. Cruz
 26/09 - Alonso, no instante final do treino em Cingapura

... 158 159 160 161 162 163 164 165 166 167 168 169 170 171 172 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados