Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Falta de treino prejudica os pilotos novatos no Brasileiro de Stock V8
Terça-feira, 28 de Agosto de 2001
 
Regulamento veta testes privados. Participantes dependem da programação de cada corrida para assimilar a pilotagem do novo carro da categoria.

A proibição, por regulamento, de treinos particulares pelos pilotos que disputam o Campeonato Brasileiro de Stock Car V8 tem representado o principal drama para pilotos estreantes na categoria. Além do tempo escasso para a preparação prática dos carros, esses pilotos têm sofrido pelo pouco tempo para adaptação ao novo carro que a categoria adotou nesta temporada, com motores de oito cilindros que geram 450 cavalos de potência.

A oitava etapa, no último fim de semana em Goiânia, foi um drama ainda maior para os novatos. Por conta de problemas com a pista, que se deteriorava a cada vez que os carros iam para a pista, os organizadores cancelaram duas sessões de treinos livres. "Esses treinos são a oportunidade que temos para aprender mais sobre o carro, para assimilar a tocada. O cancelamento complicou ainda mais as coisas", comenta o paulista Rodrigo Hanashiro.

Rodrigo, em Goiânia, teve um martírio a mais. Nos treinos classificatórios, assegurou o 15º lugar. "Num grid com 29 carros, até que estava bom. Eu poderia fazer uma corrida de estratégia e garantir pontos no campeonato", considera. No entanto, sua participação na prova foi mais curta do que se poderia esperar: ao deixar os boxes para alinhar no grid, o motor do carro quebrou, inviabilizando sua participação na corrida, que acabou vencida por Chico Serra.

"Nem cheguei a participar da prova. Isso quer dizer que, além de termos trabalhado praticamente em vão durante todo o fim de semana, perdi mais uma importante oportunidade de aprender mais sobre o carro, sobre a categoria", diz Rodrigo, que pilota para a Filipaper Racing. "Para pilotos do nível de Chico Serra, Ingo Hoffmann ou Xandy Negrão, um treino a mais ou a menos não faz diferença. Para nós, que ainda estamos aprendendo, a diferença é enorme".

O carioca Sandro Tannuri, companheiro de Rodrigo, vive uma situação parecida. Como não houve pré-temporada, vem utilizando as corridas da Stock para o aprendizado ao novo carro. "No ano passado, quando estreei na Stock, fiz uma boa pré-temporada com o Omega. O resultado foi a conquista do vice-campeonato brasileiro da classe Light, com o mesmo número de pontos do campeão. Nesse ano, sem a pré-temporada, a coisa está difícil", reconhece.

Tannuri, em especial, vem pagando o preço pela falta de conhecimento. "Eu tive uma série de problemas em treinos neste ano. Fiquei fora de três corridas por causa de um acidente nos treinos em Porto Alegre. Fui um dos pilotos que menos andou com o novo carro. Quando cancelaram os treinos livres em Goiânia por causa do asfalto que estava soltando pedaços, pensei ?pô, isso é um complô contra mim?. É complicado", explana, sem deixar seu habitual bom humor de lado.

Com permanência confirmada na Stock Car V8 para 2002, o piloto carioca da Filipaper Racing adotou uma estratégia no mínimo inusitada para ser mais combativo: usar as provas restantes do atual campeonato como preparação para a próxima temporada. "Um bom aproveitamento das corridas desse ano vai ser um ponto-chave para eu aumentar meu rendimento no ano que vem. Certo é que, sem treino, você não tem como andar na frente", finaliza Tannuri.

Colaborou Luciano Monteiro
 
Marcos Abreu Ferreira
 
» Leia também

 17/10 - F-Ford: Brasileiro Victor Corrêa larga na pole no Mundial de Fórmula Ford
 17/10 - Arrancada: Homem mais rápido do Brasil é a maior atração em Curitiba
 16/10 - 24 carros formarão o grid na 9ª etapa do FIA GT
 16/10 - F-Ford: Victor Corrêa quer brigar pela pole position na sexta-feira
 16/10 - Superleague: Principais clubes do mundo dividem a pista em Portugal
 15/10 - F-Ford: Victor Corrêa começa a acertar seu carro para o Festival Mundial
 15/10 - Arrancada: Alejandro Sanchez busca sexto título seguido em Curitiba
 15/10 - Ex-skatista impressiona na sua estréia em Santa Cruz do Sul
 14/10 - Victor Corrêa representará o Brasil no Festival Mundial de Fórmula Ford
 14/10 - Super GT: João Paulo de Oliveira espera voltar a andar bem em Autopolis
 13/10 - Placar Brasil ganha novos totais
 13/10 - Alguersuari é o nome da temporada da Britânica, e Buzaid foi ao pódio
 13/10 - As classificações finais do Britânico
 13/10 - Acidente frustrou a participação de Molo na festa de Di Luca
 13/10 - Campana venceu, e Ramos ficou fora da zona de pontos na última do italiano
 13/10 - Duas vitórias recolocaram Negrão/Mattheis liderança do GT3
 13/10 - Resultados do GT3 no itnerior gaúcho
 13/10 - Os números do GT3
 12/10 - Ninguém segura Merlo Neto no Sul-americano
 12/10 - A classificação da Copa Clio

... 153 154 155 156 157 158 159 160 161 162 163 164 165 166 167 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados