Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Rafael Suzuki é o melhor piloto da Opel na Alemanha
Domingo, 12 de Outubro de 2008
 
Suzuki ficou contente com seu desempenho na Alemanha
Brasileiro terminou a temporada na sétima posição no certame multimarca da F-3

O brasileiro Rafael Suzuki (SV Labs) foi o quinto colocado na 18ª e última etapa da Fórmula 3 Alemã, disputada neste domingo (12/10) em Oschersleben. O resultado garantiu ao piloto o título de melhor representante da Opel no campeonato, que é um dos mais importantes da categoria em todo o mundo. ?A temporada foi muito boa. Por ser o meu primeiro ano e também da minha equipe, foi realmente bastante positivo?, avalia o sétimo colocado no certame. Além da Opel, também participam do campeonato a Mercedes (campeã), Volkswagen e Honda.

A corrida de encerramento da temporada foi bastante monótona. Num traçado onde as ultrapassagens são raras, as cinco primeiras posições se mantiveram inalteradas desde a largada. ?Eu larguei bem, mas não consegui encontrar espaços para ganhar posições nas primeiras curvas. Depois ninguém mais passou ninguém. Aqui nessa pista é realmente muito difícil?, explica Rafael Suzuki. A vitória ficou com o belga Laurens Vanthoor. Na primeira corrida do fim de semana o brasileiro não teve sorte e abandonou.

A sétima colocação em seu primeiro ano na F3 Alemã foi bastante comemorada por Rafael. ?Eu e minha equipe chegamos em cima da hora. Não conhecíamos as pistas e não tivemos tempo para treinar. Sabíamos que seria muito difícil, mas como um conjunto nós trabalhamos muito bem o ano inteiro?, explica o titular da Performance Racing.

Apesar das circunstâncias adversas, o brasileiro lembra que teve bons desempenhos durante a temporada. ?Fomos competitivos em várias corridas, mesmo com essa desvantagem. A gente sempre espera vitórias e títulos, mas com tudo novo e num campeonato difícil, fomos bem?, afirma o piloto que conquistou dois pódios na Alemanha. O campeonato contou este ano com uma média de 30 carros no grid e teve 40 pilotos de 22 países diferentes.

O representante da SV Labs também destaca o aprendizado que vai levar para o restante de sua carreira. ?Estou satisfeito com tudo o que aprendi. Aprender a andar no limite, ter que desenvolver tudo sem treinar e sem conhecimento nenhum das pistas é muito válido para a minha formação como piloto?, atesta.

Quem também ficou satisfeito com o resultado foi Bobby Issazadhe, chefe de equipe da Performance Racing. ?Suzuki nos impressionou. Ele foi muito bem sem ter tido tempo para treinar e enfrentando pilotos e equipes experientes. Conseguir bons resultados num país novo, num time novo e sem conhecer nada, mostra que ele foi um dos melhores e um dos que mais se desenvolveram durante o ano?, conta.

O dirigente ficou tão contente com os resultados da temporada que já pensa grande para 2009. ?Com mais experiência, tempo para treinamentos e conhecimento do carro e das pistas, podemos lutar pelo título nessa parceria com o Rafael?, conclui.

Resultado da 18ª e última etapa do Campeonato Alemão de Fórmula 3:

1) Laurens Vanthoor/BEL, Dallara F307/Volkswagen, 18 voltas em 25min09s080;
2) Johnny Ceccoto/VEN, Dallara F307/Mercedes, a 0s330;
3) Sebastian Saavedra/COL, Dallara F307/Mercedes, a 1s032;
4) Philipp Eng/AUT, Dallara F307/Mercedes, a 7s154;
5) Rafael Suzuki/BRA, Dallara F307/Opel, a 8s849;
6) Gerhard Tweraser/AUT, Dallara F307/Mercedes, a 9s981;
7) Niall Quinn/IRL, Dallara F307/Volkswagen, a 19s844;
8) Sergey Chukanov/UCR, Dallara F307/Opel, a 24s688.

Classificação final da F3 Alemã após 18 etapas:

1) Fréderic Vervisch/BEL, Dallara F307/Mercedes, 120 pontos;
2) Sebastian Saavedra/COL, Dallara F307/Mercedes, 99;
3) Johnny Ceccoto/VEN, Dallara F307/Mercedes, 99;
4) Laurens Vanthoor/BEL, Dallara F307/Volkswagen, 85;
5) Matteo Chinosi/ITA, Dallara F307/Honda, 73;
6) Kevin Mirocha/ALE, Dallara F307/Mercedes, 56;
7) Rafael Suzuki/BRA, Dallara F307/Opel, 55;
8) Gerhard Tweraser/AUT, Dallara F307/Mercedes, 54;
9) Federico Leo/ITA, Dallara F 307/Honda, 23;
10) Max Nilsson/SUE, Dallara F307/Opel, 20;
11) Philipp Eng/AUT, Dallara F307/Mercedes, 18;
12) Hamad Al Fardan/BRN, Dallara F307/Mercedes, 13;
13) Sergey Chukanov/UCR, Dallara F307/Opel, 8;
14) Rahel Frey/SUI, Dallara 307/Volkswagen, 5;
15) David Hauser/LUX, Dallara 307/Mercedes, 5;
16) Gary Hauser/LUX, Dallara 307/Mercedes, 4;
17) Jenz Hoing/ALE, Dalara F307/Mercedes, 1 ponto.

Visite www.rafaelsuzuki.com.br

Resultados completos em www.formel3.com
 
João A. T. Otazu
 
» Leia também

 19/10 - Veja o resultado completo da corrida do FIA GT
 19/10 - Prost e Garza venceram, e Beretta foi ao pódio na F-3000
 19/10 - Dobradinha da Audi na geral, e brasileira pela ?LMP2? da ALMS
 19/10 - ALMS: Resultado completo da última etapa
 19/10 - Resultados por classe da prova final da ALMS
 19/10 - Confira os números do ?circo?
 19/10 - Hamilton vence, Massa chega em 2º e decisão fica para Interlagos
 18/10 - Peter/Simonsen serão os poles da rodada belga do FIA GT
 18/10 - Os tempos do primeiro treino em Zolder
 18/10 - Hamilton larga na pole, e Massa será o terceiro no grid
 17/10 - Veja o grid completo para a corrida da ALMS
 17/10 - ALMS: Brabham e Sharp garantiram a pole position
 17/10 - Foi a vez de Kanaan comandar pela ALMS
 17/10 - ALMS: Tempos do segundo treino em Laguna Seca
 17/10 - Próxima rodada da Sul-americana será em Curitiba
 17/10 - ALMS: Comando da De Ferran Motorsports em Laguna Seca
 17/10 - ALMS: Tempos do primeiro treino em Laguna Seca
 17/10 - ALMS: Veja os inscritos na última prova da temporada
 17/10 - Átila Abreu gostou da confirmação do traçado externo de Brasília
 17/10 - Super GT: João Paulo visa ter bom carro em ritmo de corrida no Japão

... 152 153 154 155 156 157 158 159 160 161 162 163 164 165 166 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados