Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
O fim de semana australiano
Terça-feira, 10 de Junho de 2014
 
 
Não era mesmo de se esperar, pelo menos na Fórmula 1, que os dois pilotos australianos mais competentes da atualidade fossem se destacar. Longe de serem gênios nas suas respectivas categorias, os dois tem em comum a grande combatividade e ânsia de vencer que falta a vários pilotos, inclusive os brasileiros.

Não sei se inspirados pela relativa dificuldade que enfrentam com seus companheiros de equipe, dessa vez eles demonstraram uma técnica, tática e maturidade impressionantes. Tudo começou na noite de sábado, mais precisamente no oval do Texas, onde mais uma vez a corrida esteve morna até a sua metade. Eu digo morna porque apesar de uma bandeira amarela na volta 5, não teve mais safety car até a volta 121, isso mostra que estavam todos maneirando no consumo de pneus e combustível. As táticas eram as mais burocráticas possíveis e a coisa realmente pegou nas últimas 6 voltas. Depois de uma rápida bandeira amarela, começou o show de Power.
 
 

 
 

Will Power durante a prova no Texas Motor Speedway
 

 
Ele teve todo o tipo de problemas na corrida. O pole largou bem, liderou, errou na tática, pagou pênalti, ficou uma volta atrás quase tomando a segunda, mas conseguiu, de uma forma avassaladora, sair na última re-largada de 5º pra chegar em 2º. Foram três voltas voadoras, que garantiram a ele a liderança folgada do campeonato. Os brasileiros ficaram devendo.

Quem não estava nem aí e venceu a corrida foi o Ed Carpenter, um especialista em ovais, que saiu de 23º para conquistar o Texas. Uma vitória indiscutível e que faz jus ao seu estilo de pilotagem, mas que ficou ofuscada por conta do vôo do australiano, que por pouco não toma a primeira colocação do americano.
     
 

 
 

Ed Carpenter saiu da 23ª posição e venceu a disputa
 

 
No dia seguinte, no Canadá, foi a vez de outro australiano, só que esse escreveu o nome no alto do pódio. Daniel Ricciardo, segundo piloto da Red Bull, que tem Sebastian Vettel como companheiro de equipe, fez uma das mais perfeitas corridas dos últimos tempos. Tá certo que os problemas com as Mercedes ajudaram, afinal a equipe alemã sofreu com o desempenho dos carros e, no caso do Hamilton, também com os freios. Isso não tira a grande vitória do garoto sorriso, sua primeira na categoria e a de número 105 na história de pilotos vencedores de GPs. Ele foi ousado nas ultrapassagens e pilotou como poucos, venceu e convenceu, mostrando que a equipe Red Bull ainda sabe fazer uma tática vencedora e têm dois talentos revelados em suas categorias de base como os grandes rivais dos alemães da Mercedes.
 
 

 
 

Daniel Ricciardo venceu e convenceu na prova da F-1 no Canadá
 

 
Claro que o fato mais comentado foi a batida entre Massa e Perez na última volta da corrida. Todos procuram um culpado, para a FIA foi Perez, e todos querem justificar o fracasso do Massa na demora que a equipe teve em mandar o companheiro sair da frente. Olha, pelo que sei, desde que o Felipe não deu passagem para o Bottas na Malásia, o finlandês não se mostrou muito amigo em ajudar o companheiro nesse tipo de tática de corrida. Massa passou só porque ele errou no hairpin e facilitou as coisas para o brasileiro, que, com pneus melhores iniciou sua escalada em busca de uma melhor posição na corrida. A batida com o mexicano foi conseqüência de alguns fatores: o movimento inesperado de Perez que tentava retomar a posição perdida para Vettel; o mergulho de Massa em direção à curva (será que ele conseguiria fazer?); os dois carros que estavam, segundo relataram os pilotos, com problemas de freios; a demora dos dois em tomar uma ação ofensiva contra o adversário que ia à frente. Enfim, são vários fatores, mas o que mais me chamou a atenção foi o fator sorte e azar. Note na foto a sorte que Vettel teve: o carro de trás não chega nem perto dele e o da frente cruza sem criar problemas para o tetracampeão. Azar dos dois latinos, que ficaram fora e discutiram no hospital.
 
 

 
 

O choque entre Sergio Perez e Felipe Massa no GP do Canadá
 

 
O brasileiro Lucas DiGrassi é um dos pilotos do campeonato da Fórmula E que começa em só em setembro mas, como ninguém é besta, já começaram a promoção da corrida justamente com ele, você pode acompanhar o vídeo aqui https://www.youtube.com/watch?v=2xVUJSMWbKs.

A gente se encontra na semana que vêm!

Beijos & queijos

e-mail: coluna.site@gmail.com
Follow me on twitter: @borrachatv
www.borrachatv.com.br
 
 
Eduardo Abbas
 
» Leia também

 31/10 - Barrichello é o grande homenageado do Capacete de Ouro 2008
 26/10 - Veja todos os campeões do DTM
 26/10 - Vitória garantiu o título do DTM a Scheider
 26/10 - Os números do WTCC
 26/10 - Resultados do WTCC em Okayama
 26/10 - Rydell e Coronel venceram na antecipação da festa da SEAT
 26/10 - Briscoe venceu a corrida da F-Indy na Austrália
 25/10 - Ekström é o pole da última rodada do DTM
 24/10 - Foi a vez de Di Resta andar na frente em Hockenheim
 24/10 - Pilotos brasileiros analisam decisão do Mundial de F1 em Interlagos
 24/10 - Seis Audi na frente no primeiro treino do DTM em Hockenheim
 23/10 - Mineiro Victor Corrêa surpreende em seu primeiro teste na F3 Inglesa
 22/10 - Max Wilson correrá pela Eurofarma RC em 2009
 21/10 - Bueno correrá pela WA Mattheis na próxima temporada
 21/10 - Infraero aprova asfalto de Interlagos
 21/10 - Mineiro Victor Corrêa é convidado a testar na F-3 Inglesa
 21/10 - Arrancada: Alejandro Sanchez conquista o hexa-campeonato paranaense
 19/10 - Vitória de Bartels/Bertolini, e o 4º título para o Vitaphone Racing Team
 19/10 - As pontuações do FIA GT
 19/10 - Veja o resultado completo da corrida do FIA GT

... 151 152 153 154 155 156 157 158 159 160 161 162 163 164 165 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados