Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
"Novela" do traçado goiano começou em 99
Terça-feira, 12 de Março de 2002
 
O Autódromo Internacional de Goiânia, inaugurado na primeira metade da década de 70, foi durante muitos anos um paradigma de segurança, já que as áreas de escape eram bastante amplas, e o asfalto apresentava quase sempre condições perfeitas.

Nas décadas de 70, 80 e 90, a pista de 3.835 metros situada no quilômetro 4 da Rodovia GO-020 foi palco de provas memoráveis, principalmente pela realização de edições da "12 Horas de Goiânia", prova que acontecia anualmente, dentro dos calendários do Campeonato Brasileiro de Marcas e Pilotos.

Mas, à medida em que os anos foram se passando, ocorreu o desgaste natural do asfalto, e o aparecimento de alguns buracos, o que levou o Governo do Estado de Goiás a manter a pista fechada ao longo de nada menos que 11 meses em 1998.

Numa prova realizada em 1999, quando pilotos da Espron tanto de Brasília quanto de São Paulo viajaram até a capital goiana para a festa de reinauguração, ficou claro que o recapeamento do asfalto foi muito mal realizado, tanto que já naquela disputa surgiram os primeiros buracos, em especial na chamada "Curva do Miolo".

Apesar do asfalto ruim, provas de Campeonatos Brasileiros foram realizadas em Goiânia durante a própria temporada de 1999 e na seguinte.

No princípio de 2001, a pista foi fechada para a correção do serviço ruim feito principalmente no asfalto da entrada do miolo, o que forçou a Stock Car a adiar de junho para agosto a prova que deveria acontecer no traçado.

Na corrida realizada em agosto, o asfalto acabou se deteriorando completamente, o que forçou os dirigentes da Stock Car a novamente mudarem seu planejamento inicial, transferindo a penúltima rodada do certame da capital de Goiás para Londrina, no Paraná.

Depois da prova em agosto, surgiu a promessa do Governo de reformar não só o asfalto quanto também as instalações do circuito, que obviamente foram se desgastando com o passar do tempo.

E nesta terça-feira, de novo, a questão das iminentes reformas foi adiada, gerando o sério risco de que nenhuma disputa de certames nacionais ou regionais aconteça na capital de Goiás.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 12/11 - CAPACETE DE OURO: Oscar do automobilismo nacional foi um sucesso
 10/11 - Oscar do automobilismo brasileiro acontece amanhã em São Paulo
 09/11 - Com vitória, Piquet volta ao topo da tabela do Brasileiro
 09/11 - Resultado da Fórmula Truck em Tarumã
 09/11 - Os números da F-Truck
 09/11 - Os números da categoria
 09/11 - Os resultados da rodada chinesa da A1GP
 09/11 - Irlanda e Portugal fizeram a festa da A1GP na China
 09/11 - Fogaça abandona a quatro voltas do fim em Tarumã
 09/11 - Daniel venceu, e decisão ficou adiada na Copa Vicar
 09/11 - O resultado da Copa Vicar no DF
 09/11 - Barba, cabelo e bigode isolaram Maurício na liderança do ´Playoff´
 09/11 - Resultado da prova da V8 em Brasília
 09/11 - Os números da V8
 09/11 - Átila Abreu não pontua em Brasília
 09/11 - ?O negócio é relaxar e se divertir?, diz Antonio Pizzonia
 09/11 - Super GT: João Paulo de Oliveira abandona no Japão
 08/11 - O grid completo da F-Truck em Tarumã
 08/11 - Átila Abreu quer brigar pela primeira vitória em Brasília
 08/11 - Cirino liderou o 4º treino em Tarumã

... 148 149 150 151 152 153 154 155 156 157 158 159 160 161 162 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados