Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Conheça a trajetória de Massa até chegar à Fórmula 1
Sexta-feira, 12 de Outubro de 2001
 
A trajetória do paulistano Felipe Massa rumo à Fórmula 1 começou em 1999, ainda no Brasil, onde levantou o título da temporada da Fórmula Chevrolet.

No ano passado o piloto seguiu para a Europa, onde a princípio estaria disputando somente as provas do Campeonato Italiano, e eventualmente as corridas do certame Europeu da Fórmula Renault que fossem realizadas na Terra da Bota.

O motivo para que Felipe disputasse exclusivamente o certame da Itália era simples: os patrocínios que conseguiu levar lhe garantiam somente a participação naquelas corridas, e mesmo assim, nem em todas as previstas pelo calendário da temporada.

Por um golpe do destino, o brasileiro venceu as duas provas que disputou pelo certame do Velho Continente como prêmio pelas vitórias alcançadas no certame italiano, levando o dono de sua equipe a permitir que corresse as demais provas do Continental mesmo sem o tão necessário dinheiro.

E foi assim que o paulista arrebatou os dois títulos, o que lhe catapultou para a Fórmula 3000 Européia, onde conquistou o título com uma prova de antecipação.

Confira os números do piloto

No ano passado, quando começou a correr na Europa, Felipe Massa alcançou nada menos que 8 triunfos, resultado que o fez encerrar 2000 como líder do Placar de Vitórias do Speed On Line , condição que dividiu com o brasiliense Vítor Meira, então competindo na Fórmula 3 Sul-americana.

No ranking de pole positions ? outro que compõe a seção "Placar Brasil" deste site-, Felipe foi o segundo colocado, com 6 conquistadas, uma a menos que os vencedores, Luciano Gomide e João Paulo de Oliveira, que disputaram respectivamente os certames Norte e Sul-americano da Fórmula 3. Cabe aqui lembrar que Oliveira competiu pela divisão "B" da categoria de nosso continente.

Massa foi o segundo melhor colocado também no Placar de melhores voltas. Também neste ele terminou a última temporada com 6, uma a menos que Gomide e Oliveira.

Nos rankings referentes à temporada 2001, Massa é o quarto colocado, com 5 vitórias; na contabilização das poles sua posição é a 2ª, também com 5 conquistadas. No quesito melhores voltas Felipe também é vice-líder, tendo sido 4 vezes o mais rápido até o momento.

Neste final de semana ele disputa a 8ª e última prova do Europeu da F-3000, em Valência, na Espanha.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 22/11 - Átila Abreu larga da oitava fila em Tarumã
 22/11 - Superleague: Falta de rodas impede Pizzonia de brigar pela pole em Jerez
 22/11 - Stock Jr: Fábio Fogaça larga da segunda fila em Tarumã
 21/11 - Sorocabano Átila Abreu aposta num grid apertado em Tarumã
 21/11 - Stock Jr: Fábio Fogaça quer brigar pela pole position em Tarumã
 21/11 - Camilo abriu na frente os treinos da V8 em Tarumã
 21/11 - Sorocabano Átila Abreu conhece os desafios de Tarumã
 21/11 - Superleague: Pizzonia espera bom resultado com o Corinthians em Jerez
 21/11 - Riberi foi o melhor da Pick Up Racing no 1º treino em Viamão
 21/11 - Finger comandou o primeiro treino da Júnior em Tarumã
 19/11 - Sorocabano Átila Abreu busca primeira vitória da carreira em Tarumã
 18/11 - Fábio Fogaça sem pressão para a estréia em Tarumã pela Stock Jr.
 18/11 - Super Fórmula 2.0 é lançada no Capacete de Ouro
 17/11 - Prova do sábado definiu as tabelas do CBR
 17/11 - Resultados da última etapa do Brasileiro de Rali de Velocidade
 17/11 - CBR: Pontuação final da categoria ?N2 Light?
 17/11 - CBR: Pontuação final da categoria ?N2?
 17/11 - CBR: Pontuação final da categoria ?N3?
 17/11 - CBR: Pontuação final da categoria ?N4?
 17/11 - CBR: Pontuação final da categoria ?A6?

... 145 146 147 148 149 150 151 152 153 154 155 156 157 158 159 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados