Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Sem testes, Hungaroring é um desafio para os fabricantes de pneus
Quinta-feira, 15 de Agosto de 2002
 
Como os testes estiveram proibidos pela FIA desde a realização do Grande Prêmio da Alemanha, há 3 semanas, os fabricantes de pneus chegam à Hungria sem que os compostos que serão fornecidos a seus clientes tenham sido submetidos a ensaios que possam avalizar a durabilidade nas exigentes condições do traçado de Hungaroring, onde no domingo será disputado o 13º dos 17 GPs previstos pelo calendário da Formula 1.

Sem outra alternativa, os engenheiros tanto da japonesa Bridgestone quanto da francesa Michelin tiveram de desenvolver os pneus que serão usados na prova de 77 voltas dentro de seus laboratórios, com base em dados coletados nas corridas anteriormente disputadas na pista húngara de 3.975 metros.


"Não temos muitas novidades a anunciar", admite Pierre Dupasquier, Diretor de Motorsport da Michelin, que falou sobre o palco da prova do final de semana: "Hungaroring é um circuito que requer altos níveis de carga aerodinâmica, que conta com duas curvas de 180 graus, e com uma série de curvas muito fechadas, similares às de Montreal, porém sem as retas que existem no circuito canadense", diz o francês, para quem a tática a ser adotada pelas equipes será a de duas paradas durante a corrida "a melhor estratégia, como comprovado no ano passado", ele diz.

Ainda segundo Dupasquier, a média horária não é a principal dificuldade no circuito da Hungria "Onde a velocidade média por volta é relativamente baixa, uns 185 km/h". Ao ver do Engenheiro, o que dificulta o desenvolvimento dos compostos ideais para o Hungaroring é que "A pista não é muito utilizada, o que torna necessário gerar o máximo possível de aderência, mas levando em conta o quanto o asfalto é abrasivo em condições de altas temperaturas como as que são esperadas", falou, frisando que em função das poucas ultrapassagens que deverão acontecer "É fundamental uma boa posição no grid".

Dupasquier prosseguiu contando que: "Nas duas opções de pneus para seco que levamos ao Hungaroring empregamos novas técnicas para a produção dos compostos, que basicamente levaram em conta a durabilidade e a aderência", terminou.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 06/12 - Bueno superou as dores e conquistou a pole da V8
 06/12 - Salustiano vai encabeçar o grid na final da Copa Vicar
 06/12 - Pole position de Lapenna na Pick Up Racing
 06/12 - Corintianos terão por quem torcer em Interlagos
 06/12 - Finger: o melhor da Júnior no terceiro treino
 05/12 - Honda anuncia sua saída da Fórmula 1
 05/12 - As marcas do segundo ensaio no DF
 05/12 - Os tempos do primeiro treino em Brasília
 05/12 - Zappelini foi o melhor do dia em Brasília
 05/12 - Pamplona no topo da folha de tempos da V8
 05/12 - ?Salu? dominou 2º treino da Pick Up Racing
 05/12 - Kaesemodel no topo da folha de tempos da Copa Vicar
 05/12 - Os tempos do segundo treino da V8 em SP
 05/12 - Fraga faturou o título no Asian Karting
 05/12 - Terceiros colocados em campeonatos
 05/12 - Os vices de 2008
 05/12 - Campeões da temporada
 05/12 - Domínio do campeão no treino da Pick Up Racing
 05/12 - Jr. : Fábio Fogaça é o mais rápido no segundo treino livre em Interlagos
 05/12 - Daniel foi o melhor no primeiro treino da Copa Vicar

... 141 142 143 144 145 146 147 148 149 150 151 152 153 154 155 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados