Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Conselho da FIA aprovou novas normas de segurança
Quinta-feira, 04 de Outubro de 2001
 
Reunido na cidade alemã de Colônia, o Conselho Mundial da Federação Internacional de Automobilismo, a FIA, aprovou um pacote de regulamentos técnicos e desportivos, que será adotado a partir do início da próxima temporada da Fórmula 1.

O principal foco dos debates foi o aumento da segurança dos bólidos, o que visa acabar com lesões aos pilotos e morte de comissários de pista no caso da ocorrência de acidentes.

O primeiro assunto tratado foram as provas de impacto a que os carros são submetidos. Ficou decidido que haverá um rigor maior na fiscalização da resistência da parte traseira, e especialmente das laterais dos bólidos. Como já vinha ocorrendo, as equipes que tiverem seus carros reprovados nos testes de impacto serão impedidas de participar das provas.

As cintas de Kevlar que têm como função impedir que a roda se desprenda do carro em caso de acidente ? item que se mostrou ineficaz no GP da Austrália, onde um comissário de pista morreu após ser atingido pela roda do carro de Jacques Villeneuve ? terão de ter a resistência aumentada em 20%.

O mesmo percentual será adotado para o aumento da área dos espelhos retrovisores dos carros, e da luz de advertência posicionada sob o aerofólio traseiro. As luzes continuarão a atuar quando os freios são acionados, conforme aconteceu pela primeira vez no último domingo, no GP dos Estados Unidos, em Indianápolis.

No que diz respeito aos equipamentos eletrônicos a bordo dos carros, foi proibida a instalação de qualquer dispositivo que permita detectar o momento em que a última luz vermelha se apaga à frente do grid, e restrições foram feitas também às engenhocas eletrônicas que assistem à pilotagem, que já se tornaram comuns, uma verdadeira mania entre os times do "circo".

Na área desportiva a principal decisão do Conselho foi a de acabar com a limitação do número de treinos, que a partir da próxima temporada poderão ser realizados em qualquer pista, ao contrário do que vem ocorrendo.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 08/12 - Sara Sanchez testará na Super Fórmula 2.0
 08/12 - GT3: Pilotos esperam mais da Ferrari F430 em 2009
 07/12 - Hoffmann cumpriu "roteiro hollywoodiano" no encerramento da carreira
 07/12 - ?Tive dias difíceis?, comentou o campeão
 07/12 - Maurício garantiu o título na vitória de Thiago Camilo
 07/12 - Os números finais da V8
 07/12 - Todos os campeões da Stock Car V8
 07/12 - Os números finais do Brasileiro
 07/12 - Confira o resultado da última do Brasileiro
 07/12 - Veja todos os campeões da Fórmula Truck
 07/12 - Com vitória, Cirino alcançou o tetracampeonato da Truck
 07/12 - O resultado da última etapa da V8
 07/12 - Ricardo Maurício é o campeão da Copa Nextel Stock Car
 07/12 - Marcos Gomes abandona e Ricardo Maurício é campeão em Interlagos
 07/12 - Stock Jr. : Fábio Fogaça abandona na última etapa em Interlagos
 06/12 - Cirino larga na pole position em Brasília
 06/12 - Djalma Fogaça larga na sexta fila no DF
 06/12 - Jr. : Fábio Fogaça larga pela terceira vez na primeira fila em Interlagos
 06/12 - Interlagos vê a última corrida do ?Meninão da Stock Car?
 06/12 - Falhas mecânicas impedem Pizzonia de brigar pela pole

... 140 141 142 143 144 145 146 147 148 149 150 151 152 153 154 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados