Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Mais exigência de potência, mas sem uma unidade especial
Quarta-feira, 21 de Julho de 2004
 
As características de Hockenheim, o traçado alemão que no próximo final de semana sediará a 12ª etapa do Mundial 2004 da Fórmula 1, exigem um motor mais agressivo que os utilizados na grande parte das pistas já visitadas até agora pelo ?circo?, já que o propulsor é bastante exigido nas saídas das muitas curvas lentas espalhadas pela pista.

Outra necessidade a ser considerada no acerto das unidades propulsoras é a de um período maior de trabalho nas potências mais altas, já que as retas do traçado permitem que o regime de giros mais elevados se dê em 63% de uma passagem, enquanto a média das pistas já visitadas até agora gira em torno de 55% de exigência do máximo de potência a cada volta.

Mesmo prevendo que a aceleração do motor é importante na pista alemã, não se pode construir um motor específico para o traçado, já que um regime mais elevado de giros poderia comprometer a durabilidade do motor.

Além do risco de comprometimento da vida útil do propulsor, há de se considerar ainda as altas temperaturas que normalmente se registram em Hockenheim por ocasião do Grande Prêmio, que por si só já fazem os engenheiros pensarem duas vezes antes de inventarem qualquer fórmula de aumento da potência.

Os treinos livres vão acontecer na seta-feira e no sábado, dia quando será realizada também a sessão de pré classificação e a classificatória. A corrida, que terá 67 voltas pelo traçado de 4.574 metros, será disputada no domingo, a partir das 9 horas da manhã, pelo horário de Brasiília.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 19/01 - O cronograma de montagem dos novos Stock
 19/01 - Vai começar a montagem dos novos carros da Copa Nextel
 19/01 - Di Grassi perde a vaga de piloto de testes da Renault
 19/01 - Renault e Williams apresentaram seus bólidos
 19/01 - Brasileiro ganha novos critérios de pontuação
 18/01 - Um mesmo mal, e duas vítimas neste início de ano
 18/01 - Os brasileiros no Dakar 2009: Carros & Caminhões
 18/01 - Os brasileiros no Dakar 2009: Motos & Quadriciclos
 17/01 - Dakar 2009: Os "Top Ten" entre os caminhões
 17/01 - Dakar 2009: Os "Top Ten" entre os carros
 17/01 - De Villiers encabeçou a dobradinha da VW no Dakar 2009
 16/01 - Presidente eleito falou sobre seus planos
 16/01 - Pinteiro é eleito presidente da CBA
 31/12 - Feliz tudo no ano novo
 22/12 - Confira as onze 3ªs. colocações em campeonatos
 22/12 - Foram oito vice-títulos
 22/12 - Temporada termina com dez títulos conquistados
 18/12 - Rafael Suzuki termina ano como o mais rápido da Fórmula 3 Alemã em Valencia
 17/12 - Rafael Suzuki é o mais rápido da F3 Alemã nos testes na Espanha
 16/12 - F-São Paulo: Temporada fantástica do carioca Henrique Lambert na categoria

... 137 138 139 140 141 142 143 144 145 146 147 148 149 150 151 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados