Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
F3 Sudamericana tem mais uma edição de seu ?GP de Mônaco?
Terça-feira, 02 de Outubro de 2001
 
O Campeonato Sul-Americano de Fórmula 3 terá seqüência no próximo domingo com a prova mais charmosa do calendário. A nona das 12 etapas vai reunir os pilotos do Brasil, da Argentina e do Uruguai na pista de rua do balneário uruguaio de Piriápolis. Trata-se do traçado mais travado utilizado pela categoria, que constitui um verdadeiro desafio para pilotos e equipes no trabalho de acerto do carro.A principal exigência para um bom desempenho é a perfeita sincronia entre boa tração nas saídas de curva e equilíbrio da parte frontal do chassi.

A etapa uruguaia da F-3 se assemelha em muito ao GP de Mônaco, mais tradicional e badalado do Mundial de Fórmula 1. Barcos e iates ancorados, o cassino, a Curva do Cassino, contornada em 90 graus, ruas sinuosas, guard-rails delimitando a pista, o público nas sacadas, o mar nesse caso, de água doce , tudo isso faz da prova uma versão continental da etapa monegasca da principal categoria do automobilismo mundial. ?Apesar do desafio, das dificuldades, é uma etapa que tem um clima todo diferente?, opina Thiago Medeiros.

O piloto paulista da Amir Nasr Racing, terceiro colocado no Sul-Americano de F-3, tem boas recordações de Piriápolis. Nas duas provas lá realizadas em 2000, conquistou uma pole-position, uma vitória e um segundo lugar. A equipe brasiliense, aliás, entra na disputa com dois pilotos que já ocuparam o degrau mais alto do pódio no Uruguai o gaúcho Juliano Moro, líder do campeonato, foi o vencedor em 1997, em sua segunda corrida na categoria. Em 2001, Moro ganhou metade das oito corridas já realizadas e soma 108 pontos.

As características do circuito de Piriápolis reforçam a importância de um bom desempenho nos treinos que vão definir o grid de largada. ?Como não há pontos de ultrapassagem, largar na frente é fundamental para chegar na frente?, opina Luís Medrado, também da Amir Nasr Racing, equipe que corre com apoio da CEB/Banco Regional de Brasília/Drugovich/JFM. Sem nunca ter disputado uma corrida de carros numa pista de rua, Luís adianta que vai usar os treinos livres para aprender o máximo, sem arriscar.

A corrida também vai marcar duas reestréias na categoria. O paranaense Alexandre Sperafico, enquanto negocia sua ida para a Fórmula Atlantic dos EUA, vai participar das duas próximas etapas, em Piriápolis e no autódromo argentino de Rio Cuarto, no dia 14. Ele vai defender a equipe Avallone Motorsport, que também acolhe de volta à F-3 sul-americana Giordano Hernández. O uruguaio fez algumas participações pela classe Light no ano passado e fará neste domingo sua estréia na subdivisão principal do campeonato.
 
Marcos Ferreira
 
» Leia também

 25/04 - As marcas do último treino do GT3
 25/04 - As marcas do 5º treino do Maserati
 25/04 - Confira os tempos do 3º treino da Clio em Interlagos
 25/04 - Vilarinho: tem brazuca na pole da F-BMW
 24/04 - Giaffone foi o mais rápido da Truck no Ceará
 24/04 - As marcas dos treinos em Eusébio
 24/04 - Vitte foi o melhor da Clio em Interlagos
 24/04 - Os tempos da Clio nesta sexta-feira
 24/04 - Queirolo foi o melhor do Maserati em São Paulo
 24/04 - Maserati: tempos do Quarto treino
 24/04 - Maserati: tempos do Terceiro treino
 24/04 - Maserati: tempos do Segundo treino
 24/04 - Maserati: tempos do Primeiro treino
 24/04 - Derani e Ricci comandaram o dia pela GT3
 24/04 - Os tempos do GT3 no traçado paulistano
 24/04 - Djalma Fogaça confiante para a definição do grid em Fortaleza
 23/04 - Indy Lights: Rodrigo Barbosa faz sua estréia em oval nos Estados Unidos
 23/04 - Mitsubishi Cup SE: Varela e Macedo correm em Ribeirão Preto
 22/04 - CBA não funcionará nesta quinta-feira
 22/04 - Sorocabano Djalma Fogaça busca vitória em Fortaleza

... 124 125 126 127 128 129 130 131 132 133 134 135 136 137 138 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados