Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
"Novela" do traçado goiano começou em 99
Terça-feira, 12 de Março de 2002
 
O Autódromo Internacional de Goiânia, inaugurado na primeira metade da década de 70, foi durante muitos anos um paradigma de segurança, já que as áreas de escape eram bastante amplas, e o asfalto apresentava quase sempre condições perfeitas.

Nas décadas de 70, 80 e 90, a pista de 3.835 metros situada no quilômetro 4 da Rodovia GO-020 foi palco de provas memoráveis, principalmente pela realização de edições da "12 Horas de Goiânia", prova que acontecia anualmente, dentro dos calendários do Campeonato Brasileiro de Marcas e Pilotos.

Mas, à medida em que os anos foram se passando, ocorreu o desgaste natural do asfalto, e o aparecimento de alguns buracos, o que levou o Governo do Estado de Goiás a manter a pista fechada ao longo de nada menos que 11 meses em 1998.

Numa prova realizada em 1999, quando pilotos da Espron tanto de Brasília quanto de São Paulo viajaram até a capital goiana para a festa de reinauguração, ficou claro que o recapeamento do asfalto foi muito mal realizado, tanto que já naquela disputa surgiram os primeiros buracos, em especial na chamada "Curva do Miolo".

Apesar do asfalto ruim, provas de Campeonatos Brasileiros foram realizadas em Goiânia durante a própria temporada de 1999 e na seguinte.

No princípio de 2001, a pista foi fechada para a correção do serviço ruim feito principalmente no asfalto da entrada do miolo, o que forçou a Stock Car a adiar de junho para agosto a prova que deveria acontecer no traçado.

Na corrida realizada em agosto, o asfalto acabou se deteriorando completamente, o que forçou os dirigentes da Stock Car a novamente mudarem seu planejamento inicial, transferindo a penúltima rodada do certame da capital de Goiás para Londrina, no Paraná.

Depois da prova em agosto, surgiu a promessa do Governo de reformar não só o asfalto quanto também as instalações do circuito, que obviamente foram se desgastando com o passar do tempo.

E nesta terça-feira, de novo, a questão das iminentes reformas foi adiada, gerando o sério risco de que nenhuma disputa de certames nacionais ou regionais aconteça na capital de Goiás.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 26/04 - Com sobras, Button venceu no Bahrain
 26/04 - Os números do “circo”
 26/04 - Resultado do GP do Bahrain
 26/04 - Vitte venceu de ponta a ponta a prova da Clio em SP
 26/04 - Razia ganhou na GP2 Series Ásia
 25/04 - Indy Lights: Rodrigo Barbosa larga da 11ª fila na estréia em oval
 25/04 - Piquet e Cirino: dobradinha da Mercedes para o grid no CE
 25/04 - Classificação foi loteria para Djalma Fogaça
 25/04 - Vilarinho ganhou a corrida deste sábado na Virgínia
 25/04 - Mitsubishi Cup: Varela/Macedo são 3º em Ribeirão Preto
 25/04 - Dahruj/Guerra alinharão na pole do Maserati em S. Paulo
 25/04 - Indy Lights: Brasileiros fazem bons treinos neste sábado no oval de Kansas
 25/04 - Vitte será o pole da Clio neste domingo em Interlagos
 25/04 - Com chuva, Djalma Fogaça é o mais rápido em Fortaleza
 25/04 - Trulli vai encabeçar a dobradinha da Toyota no Bahrain
 25/04 - Os tempos da última sessão de treinos livres no Ceará
 25/04 - Os tempos do 3º treino da Truck em Eusébio
 25/04 - Rafael e Constantino são os poles do GT3 em Interlagos
 25/04 - GT3: Os tempos da segunda classificatória
 25/04 - GT3: Resultado da primeira classificatória

... 123 124 125 126 127 128 129 130 131 132 133 134 135 136 137 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados