Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
"Novela" do traçado goiano começou em 99
Terça-feira, 12 de Março de 2002
 
O Autódromo Internacional de Goiânia, inaugurado na primeira metade da década de 70, foi durante muitos anos um paradigma de segurança, já que as áreas de escape eram bastante amplas, e o asfalto apresentava quase sempre condições perfeitas.

Nas décadas de 70, 80 e 90, a pista de 3.835 metros situada no quilômetro 4 da Rodovia GO-020 foi palco de provas memoráveis, principalmente pela realização de edições da "12 Horas de Goiânia", prova que acontecia anualmente, dentro dos calendários do Campeonato Brasileiro de Marcas e Pilotos.

Mas, à medida em que os anos foram se passando, ocorreu o desgaste natural do asfalto, e o aparecimento de alguns buracos, o que levou o Governo do Estado de Goiás a manter a pista fechada ao longo de nada menos que 11 meses em 1998.

Numa prova realizada em 1999, quando pilotos da Espron tanto de Brasília quanto de São Paulo viajaram até a capital goiana para a festa de reinauguração, ficou claro que o recapeamento do asfalto foi muito mal realizado, tanto que já naquela disputa surgiram os primeiros buracos, em especial na chamada "Curva do Miolo".

Apesar do asfalto ruim, provas de Campeonatos Brasileiros foram realizadas em Goiânia durante a própria temporada de 1999 e na seguinte.

No princípio de 2001, a pista foi fechada para a correção do serviço ruim feito principalmente no asfalto da entrada do miolo, o que forçou a Stock Car a adiar de junho para agosto a prova que deveria acontecer no traçado.

Na corrida realizada em agosto, o asfalto acabou se deteriorando completamente, o que forçou os dirigentes da Stock Car a novamente mudarem seu planejamento inicial, transferindo a penúltima rodada do certame da capital de Goiás para Londrina, no Paraná.

Depois da prova em agosto, surgiu a promessa do Governo de reformar não só o asfalto quanto também as instalações do circuito, que obviamente foram se desgastando com o passar do tempo.

E nesta terça-feira, de novo, a questão das iminentes reformas foi adiada, gerando o sério risco de que nenhuma disputa de certames nacionais ou regionais aconteça na capital de Goiás.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 28/10 - Os tempos da classificatória no México
 28/10 - As marcas do treino deste sábado na Cidade do México
 28/10 - Tempos do segundo treino em solo mexicano
 28/10 - Tempos do Primeiro treino no México
 22/10 - Hamilton ganha nos EUA e fica ainda mais próximo do título
 22/10 - Os números do "circo" após a prova nos EUA
 22/10 - Resultado do GP dos Estados Unidos
 11/10 - Wahbeh ganhou duas, e Armstrong uma da F4 Italiana em Mugello
 11/10 - Os números da F4 Italiana
 11/10 - Resultados da F4 Italiana em Mugello
 11/10 - Fukuzumi e Lorandi venceram. Russell antecipou a festa pelo título
 11/10 - Os números da GP3 Series após Jerez
 11/10 - Resultados da GP3 Series em Jerez
 10/10 - Brazucas foram ao pódio na última do SportsCar Challenge
 10/10 - SportsCar Challenge: resultados por classes
 10/10 - Resultado do SportsCar Challenge em Road Atlanta
 08/10 - Scott venceu mais duas na Euroformula Open
 08/10 - Os números da Euroformula
 08/10 - Resultados da Euroformula Open Em Jerez
 08/10 - Hamilton venceu em Suzuka, e pode antecipar a festa do título

... 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados