Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
"Novela" do traçado goiano começou em 99
Terça-feira, 12 de Março de 2002
 
O Autódromo Internacional de Goiânia, inaugurado na primeira metade da década de 70, foi durante muitos anos um paradigma de segurança, já que as áreas de escape eram bastante amplas, e o asfalto apresentava quase sempre condições perfeitas.

Nas décadas de 70, 80 e 90, a pista de 3.835 metros situada no quilômetro 4 da Rodovia GO-020 foi palco de provas memoráveis, principalmente pela realização de edições da "12 Horas de Goiânia", prova que acontecia anualmente, dentro dos calendários do Campeonato Brasileiro de Marcas e Pilotos.

Mas, à medida em que os anos foram se passando, ocorreu o desgaste natural do asfalto, e o aparecimento de alguns buracos, o que levou o Governo do Estado de Goiás a manter a pista fechada ao longo de nada menos que 11 meses em 1998.

Numa prova realizada em 1999, quando pilotos da Espron tanto de Brasília quanto de São Paulo viajaram até a capital goiana para a festa de reinauguração, ficou claro que o recapeamento do asfalto foi muito mal realizado, tanto que já naquela disputa surgiram os primeiros buracos, em especial na chamada "Curva do Miolo".

Apesar do asfalto ruim, provas de Campeonatos Brasileiros foram realizadas em Goiânia durante a própria temporada de 1999 e na seguinte.

No princípio de 2001, a pista foi fechada para a correção do serviço ruim feito principalmente no asfalto da entrada do miolo, o que forçou a Stock Car a adiar de junho para agosto a prova que deveria acontecer no traçado.

Na corrida realizada em agosto, o asfalto acabou se deteriorando completamente, o que forçou os dirigentes da Stock Car a novamente mudarem seu planejamento inicial, transferindo a penúltima rodada do certame da capital de Goiás para Londrina, no Paraná.

Depois da prova em agosto, surgiu a promessa do Governo de reformar não só o asfalto quanto também as instalações do circuito, que obviamente foram se desgastando com o passar do tempo.

E nesta terça-feira, de novo, a questão das iminentes reformas foi adiada, gerando o sério risco de que nenhuma disputa de certames nacionais ou regionais aconteça na capital de Goiás.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 28/04 - Cross Country: Reinaldo Varela e Marcos Macedo defendem liderança em Natal
 28/04 - Amazonense Antonio Pizzonia vai correr no “quintal de casa”
 27/04 - Veja os horários da Stock em Brasília
 27/04 - Veja os horários das Stock em Brasília
 27/04 - Divulgada a programação da rodada brasiliense
 27/04 - Inglesa: Rodada dupla de Donington Park remarcada para o mês de julho
 27/04 - Resultado da Grand-Am na Virgínia
 27/04 - Forgaty/Gurney levaram a melhor na segunda etapa da Grand-Am
 27/04 - Vilarinho ganhou também a corrida do domingo
 26/04 - Pontuação da Fórmula Truck
 26/04 - Geraldo Piquet encabeçou a dobradinha da Mercedes no Ceará
 26/04 - Resultado da etapa cearense da Truck
 26/04 - A classificação do Trofeo
 26/04 - Resultado da segunda etapa do Maserati
 26/04 - Queirolo ganhou a segunda consecutiva no Trofeo Maserati
 26/04 - Fórmula Truck: Fogaça e Urubatan Jr tem problemas em Fortaleza
 26/04 - Indy Lights: Rodrigo Barbosa abandona na estréia em oval
 26/04 - A pontuação do GT3
 26/04 - Resultados das provas do GT3 em SP
 26/04 - Derani e Ricci fecharam na frente a prova da GT3 neste domingo

... 122 123 124 125 126 127 128 129 130 131 132 133 134 135 136 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados