Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
"Novela" do traçado goiano começou em 99
Terça-feira, 12 de Março de 2002
 
O Autódromo Internacional de Goiânia, inaugurado na primeira metade da década de 70, foi durante muitos anos um paradigma de segurança, já que as áreas de escape eram bastante amplas, e o asfalto apresentava quase sempre condições perfeitas.

Nas décadas de 70, 80 e 90, a pista de 3.835 metros situada no quilômetro 4 da Rodovia GO-020 foi palco de provas memoráveis, principalmente pela realização de edições da "12 Horas de Goiânia", prova que acontecia anualmente, dentro dos calendários do Campeonato Brasileiro de Marcas e Pilotos.

Mas, à medida em que os anos foram se passando, ocorreu o desgaste natural do asfalto, e o aparecimento de alguns buracos, o que levou o Governo do Estado de Goiás a manter a pista fechada ao longo de nada menos que 11 meses em 1998.

Numa prova realizada em 1999, quando pilotos da Espron tanto de Brasília quanto de São Paulo viajaram até a capital goiana para a festa de reinauguração, ficou claro que o recapeamento do asfalto foi muito mal realizado, tanto que já naquela disputa surgiram os primeiros buracos, em especial na chamada "Curva do Miolo".

Apesar do asfalto ruim, provas de Campeonatos Brasileiros foram realizadas em Goiânia durante a própria temporada de 1999 e na seguinte.

No princípio de 2001, a pista foi fechada para a correção do serviço ruim feito principalmente no asfalto da entrada do miolo, o que forçou a Stock Car a adiar de junho para agosto a prova que deveria acontecer no traçado.

Na corrida realizada em agosto, o asfalto acabou se deteriorando completamente, o que forçou os dirigentes da Stock Car a novamente mudarem seu planejamento inicial, transferindo a penúltima rodada do certame da capital de Goiás para Londrina, no Paraná.

Depois da prova em agosto, surgiu a promessa do Governo de reformar não só o asfalto quanto também as instalações do circuito, que obviamente foram se desgastando com o passar do tempo.

E nesta terça-feira, de novo, a questão das iminentes reformas foi adiada, gerando o sério risco de que nenhuma disputa de certames nacionais ou regionais aconteça na capital de Goiás.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 16/05 - Bartels/Bertolini venceram a 2ª etapa do FIA GT
 16/05 - FIA GT: Veja o resultado da segunda etapa
 16/05 - Djalma Fogaça larga na segunda fila em Caruaru
 16/05 - Pizzonia confiante em subir no pódio em Santa Cruz
 16/05 - Átila Abreu larga novamente no grupo dianteiro
 15/05 - Bird comanda treino da Européia em Hockenheim
 15/05 - Os tempos da F-Truck em Caruaru
 15/05 - Giaffone encabeçou o “1-2-3” da VW em Pernambuco
 15/05 - Átila Abreu quer largar no grupo dianteiro em Santa Cruz do Sul
 15/05 - Pizzonia confiante em bom desempenho em Santa Cruz
 15/05 - Outro “enésimo” a favor de Júlio Campos
 15/05 - Inglesa: Mineiro Victor Corrêa volta aos trabalhos na Inglaterra
 15/05 - Campos foi o melhor da Copa Vicar
 15/05 - Passeti superou Campos no primeiro treino da Pick Up
 14/05 - Pizzonia acredita que o piloto pode fazer a diferença em Santa Cruz
 13/05 - Sorocabano Átila Abreu busca novo pódio em Santa Cruz do Sul (RS)
 12/05 - LMS: Recurso deixa sub-júdice resultado e classificação da “LMGT2”
 12/05 - Os números da LMS
 12/05 - Sorocabano Djalma Fogaça confia na sorte em Caruaru
 10/05 - Definidos mais onze classificados para a Indy 500

... 116 117 118 119 120 121 122 123 124 125 126 127 128 129 130 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados