Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Categoria vive seu sétimo momento histórico
Quarta-feira, 09 de Março de 2005
 
Além de contar todo ano desde a temporada de 1979 histórias de heróis e azarões, a Stock Car Brasil tem também as histórias paralelas de modificações que acabam sendo vistas nas pistas, e a entrada da Mitsubishi como uma segunda marca de motores na categoria é o sétimo marco neste sentido.

Daquele campeonato que começou com os modelos Opala até o que terá a primeira de suas doze etapas da temporada 2005 disputada em Interlagos no dia 1º de maio, muita coisa já mudou.

A primeira mudança da história aconteceu antes do início do Campeonato Brasileiro de 1986 (o 8º da história), quando por força da saída da GM, os pilotos decidiram descaracterizar os Opala, usando neles carenagens desenvolvidas pela Caio/Hidroplás, em Fibra de Vidro.

No ?ano 12? de disputas do Brasileiro, em 1990, os ?esqueletos? do modelo da General Motors continuavam cobertos por carenagens em Fibra, mas desta vez com modelos de linhas mais arredondadas, do chamado modelo ?Daipi?.

Em 1994 a companhia que usa o nome Chevrolet retornou à categoria, e decidiu trocar os velhos Opala pelos modelos Omega, que foram usados nas disputas até a temporada de 1999, a de número 21 da história.

A quinta mudança, a substituição de bases de carros de rua por chassis tubulares especialmente desenvolvidos para competições, aconteceu a partir do início do campeonato de 2000.

Um ano mais tarde, em 2001, portanto na 23ª temporada da categoria, aconteceu a aposentadoria dos motores seis cilindros da GM, e a introdução da ?primeira geração? de propulsores V8 importados dos Estados Unidos.

A substituição das unidades anteriores por um lote de propulsores V8 americanos novos não chegou a ser uma mudança tão radical assim na categoria quanto a troca das carenagens do modelo Vectra (usadas desde a estréia dos chassis tubulares), pelas do modelo Astra da GM, realizada do ano passado (2004).

Agora, com o anúncio da entrada da Mitsubishi, seus motores e as carenagens do Lancer equipando nove carros, acontece o sétimo grande fato da história da Stock Car Brasil.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 24/05 - Choque entre brasileiros, e Meira é hospitalizado
 24/05 - Resultado completo da Indy 500
 24/05 - Castro Neves é tricampeão da 500 Milhas
 24/05 - Mitsubishi Cup: Varela/ Macedo vencem tudo, mas não levam os troféus
 24/05 - Button encabeçou a dobradinha da Brawn no Principado
 24/05 - Resultado do GP de Mõnaco
 24/05 - Os números do “circo”
 23/05 - Maldonado ganhou nas ruas de Mônaco
 23/05 - Resultado da quarta etapa da GP2
 23/05 - Os números da GP2
 23/05 - Button perfeito na classificatória em Mônaco
 23/05 - Vitória feminina na 4ª etapa da Alemã
 23/05 - Os números do Alemão de F-3
 23/05 - Resultado da 4º etapa da Alemã
 22/05 - Cunningham venceu, e Romancini foi ao pódio na 4ª da Indy Lights
 22/05 - Os números da Indy Light
 22/05 - Indy Lights: Resultado completo da prova em Indianapolis
 22/05 - Vanthoor ganhou pela alemã em Nürburgring
 22/05 - Grosjean fez a festa na abertura da rodada monegasca
 22/05 - Os números, e o grid da GP2 para este sábado

... 113 114 115 116 117 118 119 120 121 122 123 124 125 126 127 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados