Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Conselho da FIA aprovou novas normas de segurança
Quinta-feira, 04 de Outubro de 2001
 
Reunido na cidade alemã de Colônia, o Conselho Mundial da Federação Internacional de Automobilismo, a FIA, aprovou um pacote de regulamentos técnicos e desportivos, que será adotado a partir do início da próxima temporada da Fórmula 1.

O principal foco dos debates foi o aumento da segurança dos bólidos, o que visa acabar com lesões aos pilotos e morte de comissários de pista no caso da ocorrência de acidentes.

O primeiro assunto tratado foram as provas de impacto a que os carros são submetidos. Ficou decidido que haverá um rigor maior na fiscalização da resistência da parte traseira, e especialmente das laterais dos bólidos. Como já vinha ocorrendo, as equipes que tiverem seus carros reprovados nos testes de impacto serão impedidas de participar das provas.

As cintas de Kevlar que têm como função impedir que a roda se desprenda do carro em caso de acidente ? item que se mostrou ineficaz no GP da Austrália, onde um comissário de pista morreu após ser atingido pela roda do carro de Jacques Villeneuve ? terão de ter a resistência aumentada em 20%.

O mesmo percentual será adotado para o aumento da área dos espelhos retrovisores dos carros, e da luz de advertência posicionada sob o aerofólio traseiro. As luzes continuarão a atuar quando os freios são acionados, conforme aconteceu pela primeira vez no último domingo, no GP dos Estados Unidos, em Indianápolis.

No que diz respeito aos equipamentos eletrônicos a bordo dos carros, foi proibida a instalação de qualquer dispositivo que permita detectar o momento em que a última luz vermelha se apaga à frente do grid, e restrições foram feitas também às engenhocas eletrônicas que assistem à pilotagem, que já se tornaram comuns, uma verdadeira mania entre os times do "circo".

Na área desportiva a principal decisão do Conselho foi a de acabar com a limitação do número de treinos, que a partir da próxima temporada poderão ser realizados em qualquer pista, ao contrário do que vem ocorrendo.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 20/06 - As posições de largada em Oschersleben
 20/06 - Grand-Am: Resultado de Mid-Ohio
 20/06 - Na batalha com Zonta, Pruett vence mais uma na Grand-Am
 20/06 - Indy Lights: Rodrigo Barbosa corre em prova noturna no oval de Iowa (EUA)
 20/06 - Super GT: João Paulo de Oliveira larga da quarta fila na Malásia
 19/06 - Piloto Átila Abreu estará no Hopi Hari neste sábado
 19/06 - Rally dos Sertões: Reinaldo Varela pode se tornar um dos maiores vencedores
 19/06 - Jornalistas Ricardo Lopes e Guto Oliveira prontos para rali de Ouro Branco
 18/06 - FIA GT vai armar seu “circo” em Oschersleben
 18/06 - Os números do FIA GT
 18/06 - Os inscritos para a prova do FIA GT na Alemanha
 18/06 - Renato Jader David volta à Copa Vicar pela Gramacho Costa
 18/06 - Indy Lights: Rodrigo Barbosa está otimista para corrida em Iowa (EUA)
 18/06 - Super GT: João Paulo de Oliveira defende liderança na Malásia
 18/06 - Adiada para 2 de agosto a “500 Km”
 17/06 - Longo e Serra venceram a “3 Horas de Londrina”
 17/06 - Cresceram os totais do “Placar Brasil”
 17/06 - Nasr é cada vez mais líder no Europeu da F-BMW
 16/06 - Bueno e Camilo foram ao pódio na Argentina
 15/06 - Domínio dos Leonardo na rodada dupla da Sul-americana em Pinhais

... 107 108 109 110 111 112 113 114 115 116 117 118 119 120 121 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados