Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Mudança de visual será a sexta na história da categoria
Quarta-feira, 07 de Janeiro de 2004
 
A troca da carenagem do Vectra pela do Astra - que vai acontecer já para a primeira corrida do campeonato 2004, marcada para o dia 20 de março no Autódromo Internacional de Curitiba ?, marcará a sexta mudança de visual dos carros ao longo da história da Stock Car Brasil.

A categoria que estreou nas pistas em 1979, começou sua caminhada usando os modelos Opala da Chevrolet, que foram vistos nas corridas pelo país afora até o final da temporada de 1985.

Um ano mais tarde, em função da saída da GM como patrocinadora, o ?esqueleto? do ?Opalão? recebeu carenagens em fibra de vidro que foram desenvolvidas pela Caio/Hidroplas.

Em 1990, estrearia o ?segundo visual? da Stock, quando as plataformas do Opala continuaram a receber ?roupagem? em fibra de vidro, porém, àquela altura, com linhas mais arredondadas.

Com o retorno da Chevrolet como patrocinadora, os Opala foram aposentados, e substituídos pelos modelos Omega a partir de 1994, permanecendo em uso por cinco temporadas.

Em 2000 surgiu a quinta ?mudança de cara? dos carros, que tiveram os então estreantes chassis tubulares fabricados pela ZF Racing ?vestidos? de Vectra, modelo que agora vai dar espaço ao Astra, da mesma Chevrolet.

Vale lembrar que os motores usados nos 25 anos da categoria foram de dois modelos: os de seis cilindros do Opala com cerca de 320 CV equiparam os carros até a temporada 2000, e os atuais V8 importados dos Estados Unidos estrearam em 2001.

Agora em 2004, a divisão principal vai receber novas unidades dos V8, enquanto os motores que foram usados nas competições até 2003 serão baixados de 450 para 300 CV, passando a empurrar os carros da Stock Car Light.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 05/07 - Os números da Pick Up Racing
 05/07 - Gonçalves e Campos dividem topo da tabela da Copa Vicar
 05/07 - Resultado da Copa Vicar
 05/07 - Sondermann fez a festa pela Copa Vicar
 05/07 - Marcos Gomes ganhou de novo pela V8 em SP
 05/07 - Resultado da V8 em Interlagos
 05/07 - Os "Top Ten" da V8
 05/07 - Carvalho venceu pela Júnior em Interlagos
 05/07 - Inglesa: Victor Corrêa volta ao pódio em Snetterton
 05/07 - Jr: Fábio Fogaça termina em segundo e mantém vice-liderança
 04/07 - Navarro conquistou a pole na Pick Up Racing
 04/07 - Maurício largará na frente pela V8 neste domingo
 04/07 - O grid completo da V8 em Interlagos
 04/07 - Boesel sairá na pole pela Júnior
 04/07 - Jr: Fábio Fogaça larga na primeira fila em Interlagos
 04/07 - Indy Lights: Dificuldades com motor compromete corrida de Rodrigo Barbosa
 04/07 - Átila Abreu larga da segunda fila em Interlagos
 04/07 - Pizzonia quer somar pontos em Interlagos
 04/07 - Inglesa: Victor Corrêa larga em terceiro na rodada dupla em Snetterton
 03/07 - Lapenna vai encabeçar o grid da Copa Vicar

... 103 104 105 106 107 108 109 110 111 112 113 114 115 116 117 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados