Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Conselho da FIA aprovou novas normas de segurança
Quinta-feira, 04 de Outubro de 2001
 
Reunido na cidade alemã de Colônia, o Conselho Mundial da Federação Internacional de Automobilismo, a FIA, aprovou um pacote de regulamentos técnicos e desportivos, que será adotado a partir do início da próxima temporada da Fórmula 1.

O principal foco dos debates foi o aumento da segurança dos bólidos, o que visa acabar com lesões aos pilotos e morte de comissários de pista no caso da ocorrência de acidentes.

O primeiro assunto tratado foram as provas de impacto a que os carros são submetidos. Ficou decidido que haverá um rigor maior na fiscalização da resistência da parte traseira, e especialmente das laterais dos bólidos. Como já vinha ocorrendo, as equipes que tiverem seus carros reprovados nos testes de impacto serão impedidas de participar das provas.

As cintas de Kevlar que têm como função impedir que a roda se desprenda do carro em caso de acidente ? item que se mostrou ineficaz no GP da Austrália, onde um comissário de pista morreu após ser atingido pela roda do carro de Jacques Villeneuve ? terão de ter a resistência aumentada em 20%.

O mesmo percentual será adotado para o aumento da área dos espelhos retrovisores dos carros, e da luz de advertência posicionada sob o aerofólio traseiro. As luzes continuarão a atuar quando os freios são acionados, conforme aconteceu pela primeira vez no último domingo, no GP dos Estados Unidos, em Indianápolis.

No que diz respeito aos equipamentos eletrônicos a bordo dos carros, foi proibida a instalação de qualquer dispositivo que permita detectar o momento em que a última luz vermelha se apaga à frente do grid, e restrições foram feitas também às engenhocas eletrônicas que assistem à pilotagem, que já se tornaram comuns, uma verdadeira mania entre os times do "circo".

Na área desportiva a principal decisão do Conselho foi a de acabar com a limitação do número de treinos, que a partir da próxima temporada poderão ser realizados em qualquer pista, ao contrário do que vem ocorrendo.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 27/01 - Resultado completo da 1ª etapa do SportCar
 23/01 - Temporada da LDA foi aberta no último final de semana
 22/01 - Resultados da 2ª prova: Clássicos de Competição LDA
 22/01 - Resultados da 1ª prova: Clássicos de Competição LDA
 22/01 - Resultados da 1ª prova: Força Livre LDA
 22/01 - Resultados da 2ª prova: Marcas LDA
 22/01 - Resultados da 1ª prova: Marcas LDA
 22/01 - Resultados da Fórmula LDA
 22/01 - Resultados da 2ª prova: C. Opala/Hot Cars/N. Speed/Turismo LDA
 22/01 - Resultados da 1ª prova: C. Opala/Hot Cars/N. Speed/Turismo LDA
 18/12 - Plágio sem um mínimo de vergonha (como aliás tudo na Confederação...)
 16/12 - Lista parcial de inscritos
 14/12 - Programação traz novidade...
 14/12 - Veja todos os horários
 14/12 - Paulista: Terminam nesse final de semana as férias forçadas
 13/12 - Dia foi de retirada da maquiagem em Interlagos
 04/12 - Confira todos os campeões da Sprint Race
 04/12 - Berlanda Jr conquista feito inédito na categoria
 04/12 - Os números finais da temporada
 04/12 - Carros ganharam "nova cara" para 2018

... 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados