Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Tudo começou num 7 de setembro
Sábado, 02 de Agosto de 2003
 
A história da "500 Kilometros de Interlagos" - que vai ter a 22ª edição disputada no próximo dia 31 de agosto, valendo como terceira etapa do Campeonato Brasileiro de Endurance -, começou a ser escrita num 7 de setembro.

O objetivo da criação da corrida foi exaltar a data máxima de um país que naquele longínquo 1957 vivia a "Era Juscelino Kubitcheck", na qual o nacionalismo tomava conta de um povo que assistira pouco tempo antes a instalação no país da Indústria Automobilística.

A missão de criar uma corrida onde a principal vedete seriam os carros já produzidos por aqui coube aos dirigentes do Automóvel Clube Paulista, o mesmo que fora responsável no ainda mais distante ano de 1908 pela promoção da primeira competição automobilística no estado de São Paulo, um evento iniciado no bairro da Água Branca, que passou por Pinheiros, foi até Itapecerica da Serra, e terminou de novo na Água Branca, na Zona Oeste da capital paulistana.

Mexe daqui, ajeita dali (principalmente no asfalto de Interlagos), e de repente tudo estava pronto para que a primeira edição da "500 Km" pudesse ser realizada, com direito a transmissão ao vivo pela Rádio Pan-americana (a atual Jovem Pan), onde a narração foi feita por Wilson Fittipaldi, o "Barão", pai de Emerson e Wilsinho.

Na corrida de 7 de setembro de 1957, Ciro Caires liderou as 105 primeiras voltas pelo anel externo de Interlagos, onde ao "virar" 1min45s com seu Ferrari registrou o primeiro recorde da história da disputa que Celso Lara Barberis venceria depois que Caires teve problemas mecânicos em seu carro.

A corrida terminou com Luiz Valente e Godofredo Viana respectivamente na segunda e terceira posições.

Confira abaixo quem foram os seis melhores colocados, e não deixe de acompanhar aqui no Speed On Line a história das outras edições.

1) Celso Lara Barberis (Maseratti/Corvette), 154 voltas em 3h46min27s02 (média de 132 km/h)
2) Luiz Valente, 145 voltas em 3h46min50s02
3) Godofredo Viana Filho, 142 voltas em 3h46min59s02
4) Antonio Mendes de Barros - 127 voltas em 3h46min47s09
5) Rafael Gargiulo - 121 voltas em 3h47min45s01
6) Luiz Américo Margarido

Não deixe de conferir o especial sobre a corrida
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 Confira a galeria de imagens
 31/08 - Pinheiro/Moreira Neto estão na frente da tabela da "IV"
 31/08 - Letícia Zanetti/Cláudio Ricci comandam a tabela na "III"
 31/08 - Belmiro/Malta/Weiss continuam líderes na "II"
 31/08 - Pater/Boni são os líderes pela "I"
 31/08 - Nada mudou no resultado final
 31/08 - Moreira Neto/Pinheiro ganharam pela ?IV?
 31/08 - Toldi/Feldmann ganharam na ?III?
 31/08 - Kujawski/Bragantini/Sampaio ganharam na ?II?
 31/08 - Carro 25 chegou na frente pela ?I?
 31/08 - Confira o resultado provisório da "500 Km"
 31/08 - Vitória do Mercedes em Interlagos
 31/08 - Confira a parcial na 80ª volta em Interlagos
 31/08 - Pedro Gomes conduz o Mercedes líder da prova em Interlagos
 31/08 - Confira a parcial com 60 voltas
 31/08 - Confira a foto da prova na qual morreu Lara Barberis
 31/08 - Resgate teve início na 30ª passagem
 31/08 - ?Meu companheiro só precisa manter o ritmo?, disse Feldmann
 31/08 - Confira a parcial da 42ª passagem
 31/08 - O Radical foi para os boxes
 31/08 - Maurício faz a melhor volta da corrida

1 2 3 4

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados