A edição comemorativa dos 50 anos de criação da "Mil Milhas Brasileira", criada em 1956 pelos visionários Wilson Fittipaldi e Eloy Goglyano, além da aproximação com categorias "top" do automobilismo mundial, deverá aposentar a velha súmula, planilha com a qual os comissários desportivos controlam a permanência na condução e substituição dos pilotos em cada carro participante de uma prova de longa duração.
A exemplo do que acontece em provas como a badala 24 horas de Lê Mans, cada piloto inscrito para a Mil Milhas Brasil 50 anos, deverá carregar um chip em seu capacete, que o identificará no sistema de cronometragem oficial da prova. Ao assumir a pilotagem do carro, o piloto deverá conectar este chip a um transponder fixado ao carro e, ao passar pelos sensores da cronometragem, automaticamente lhe será atribuída a condução a partir daquele momento.
O equipamento já foi testado e salvo algum incidente muito sério, a súmula deverá ser aposentada na Mil Milhas Brasil, a partir desta edição. |