Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

Countdown Speed On Line
 
 
 
Martins revela história dos bastidores da primeira "500 Km"
Quinta-feira, 28 de Agosto de 2003
 
Eugênio Martins, piloto que inscreveu seu nome na história do automobilismo Brasileiro ao sagrar-se campeão da categoria "Mecânica Nacional" nas temporadas de 1957 e 1958, e que venceu também a "100 Milhas IV Centenário", contou um pouco sobre os bastidores da primeira edição da "500 Kilometros de Interlagos", corrida da qual participou a bordo de dois carros: um Maserati/Ford Studbacker com o qual foi terceiro colocado na dupla com Godofredo Viana Filho, e um Maserati/Ford Edelbrock com o qual concluiu a disputa na quarta colocação, na parceria que fez com Antônio Mendes Barros.

Sobre o surgimento da disputa, Martins contou: "A corrida surgiu principalmente em função da grande rivalidade que havia entre o Eloy Gogliano (presidente do Centauro Motor Clube), e o Ângelo Giuliano, que á época tinha uma loja de Auto Peças, a Tropical, que estava situada no mesmo prédio onde o Centauro tinha sede".

Com relação ao idealizador da "500 Km", Martins testemunhou: "O Ângelo Giuliano dedicou a vida toda ao automobilismo, tendo sido o responsável pela implantação do anel externo de Interlagos, onde aconteceram praticamente todas as 500 km".

Eugênio Martins relembra um fato lamentável daquela disputa: "A roda do carro do Ciro Caires (piloto que liderou a maior parte da corrida) se desprendeu, e acabou atingindo em cheio a Miss Campinas, uma das convidadas para a prova, que infelizmente teve morte instantânea", recorda.

A qualidade (ou falta dela) do asfalto da pista paulistana foi outro fato relembrado por Martins: "Como o asfalto era muito abrasivo, um jogo de pneus nâo durava mais que 8 ou 9 voltas", disse.

Relembrando que os carros da época não contavam com cintos de segurança, Eugênio Martins frisou: "Uma capotagem naquele tempo era quase um decreto de morte. Se capotasse, você tinha o carro sobre você, uma massa de uma tonelada, ou até um pouco mais, que tinha grandes possibilidades de te esmagar", testemunhou.

Martins frisou ainda que participar da corrida à época era uma aventura: "Principalmente quando você vinha na reta, poderia haver um cavalo atravessando a pista. Aí, você tinha de calcular direitinho para poder passar sem atropelar o bicho. Era uma loucura", testemunhou o ex-piloto.

Hoje aos 72 anos, Eugênio Martins vive com a esposa num apartamento no bairro do Butantã, na região Oeste da capital paulistana.

Mencionando que deixou as pistas por questões familiares, Eugênio Martins relembra com bom humor 1972, o ano em que decidiu pendurar o capacete: "Naquele ano eu fui ao enterro de cinco colegas, entre eles o Djalma Pessolatto, o Dinho Bonone e o Celso Lara Barberis. Acabei decidindo parar para que não me tornasse mais um na lista", finaliza.

Confira também:
Confira a galeria de imagens
Nada mudou no resultado final
Pinheiro/Moreira Neto estão na frente da tabela da "IV"
Letícia Zanetti/Cláudio Ricci comandam a tabela na "III"
Belmiro/Malta/Weiss continuam líderes na "II"
Pater/Boni são os líderes pela "I"
Moreira Neto/Pinheiro ganharam pela ?IV?
Toldi/Feldmann ganharam na ?III?
Kujawski/Bragantini/Sampaio ganharam na ?II?
Carro 25 chegou na frente pela ?I?
Confira o resultado provisório da "500 Km"
Vitória do Mercedes em Interlagos
Confira a parcial na 80ª volta em Interlagos
Pedro Gomes conduz o Mercedes líder da prova em Interlagos
Confira a parcial com 60 voltas
Confira a foto da prova na qual morreu Lara Barberis
Resgate teve início na 30ª passagem
?Meu companheiro só precisa manter o ritmo?, disse Feldmann
Confira a parcial da 42ª passagem
O Radical foi para os boxes
Maurício faz a melhor volta da corrida
Embreagem tirou Negrão da corrida
Confira os dez primeiros na 20ª volta
#8 na liderança em São Paulo
#21 foi para os boxes
Veja a parcial com 13 voltas
O #69 entra nos boxes
#200 cumprirá ?Time Penalty?
Veja os dez primeiros na 4ª volta
Largada aconteceu às 14h00
Bandeira vermelha abortou a largada
Carros já seguem para o alinhamento. O #4 pegou fogo
Tempo está nublado, mas a pista já começa a secar
Confira quem vai fazer a festa em Interlagos
Moreira Neto/Pinheiro largarão na frente pela ?IV?
Toldi/ Feldmann serão os poles da ?III?
Os líderes vão sair na frente pela ?II?
Mercedes e Porsche formarão a primeira fila pela ?I?
De novo o Mercedes na pole position
O Mercedes pulou para a pole provisória em Interlagos
Omega na pole provisória da "500 Km"
Boni/Pater/Losacco dominaram o último treino
Confira a relação parcial de inscritos
Ingressos estão a venda nas bilheterias de Interlagos
O Mercedes dominou o terceiro ensaio
Porsche na frente no segundo treino
Liderança Radical no primeiro treino em Interlagos
Frio e garoa marcaram o dia em Interlagos
Corrida em Interlagos será a terceira do Brasileiro
Quatro treinos Livres vão abrir a programação
Veja a programação das atividades em Interlagos
No ano passado, a "500 Km" teve recorde de participantes
Andrade/Pacheco: um feito inédito na 20ª edição da "500 Km"
O dia virou noite em 2000, na "500 Km" com 392 percorridos
Acidente provocou a interrupção da "500 Km" em 99
Na 17ª edição, a "500 Km" estreou na Rede
Pilotos da Stock Car correram a 16ª "500 Km"
Corrida do próximo dia 31 deverá ter recorde de participantes
Carros da "Divisão 3" na 15ª edição da "500 Km"
Carros da recém criada "Divisão 1" fizeram história em 1973
Times estrangeiros vieram para a 13ª "500 Km"
A 12ª "500 Km" encerrou o Campeonato Brasileiro de 1971
Bueno ganhou após as reformas em Interlagos
Os Fórmulas Vê foram a atração na 10ª "500 Km de Interlagos"
Dobradinha da Willys na nona edição da "500 Km"
Silva venceu a 8ª edição da "500 Kilometros de Interlagos"
Tudo diferente na 7ª Edição da "500 Km de Interlagos"
Duas mortes marcaram a edição de 1963 da "500 Km de Interlagos"
Mesmo penalizado, Galucci ganhou a prova em 62
Na 4ª edição, terminou a "reserva" para estrangeiros
Baixas marcaram a corrida de 59, quando Caires de novo "ficou pelo caminho"
D?Orey foi o grande vencedor na segunda edição
Tudo começou num 7 de setembro
É boa a procura por inscrições para a "500 Kilometros"
ACP já recebe inscrições para a "500 Km", a próxima rodada do Brasileiro
O especial sobre a corrida
Jorge Kraucher

anterior Índice de notícias próxima
Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2019 Speed On Line. Todos os direitos reservados