Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

Countdown Speed On Line
 
 
 
Carros da "Divisão 3" na 15ª edição da "500 Km"
Quinta-feira, 21 de Agosto de 2003
 
O Maverick do vencedor da geral Tite Catapani, e a Brasília de Ingo Hoffmann, o melhor pela categoria "A" (Foto: Arquivo Napoleão Ribeiro)
A 15ª edição da "500 Km de Interlagos" foi disputada no dia 1º de setembro de 1974, e valeu pela 3ª etapa do Campeonato Brasileiro de Turismo Divisão 3, na qual a grande expectativa girava em torno da disputa entre os Maverick e os Opala.

Tendo como grande favorito o carro da equipe Hollywood que havia sido preparado por Orestes Berta, e que iria para a prova com a pilotagem de Tite Catapani, o grupo dos Maverick tinha ainda quatro defensores de peso: o veículo da equipe Mercantil Finasa/Greco, com Paulo Gomes, aquele que Chico Landi havia preparado para seu filho Luís, e os dois da Escuderia Lobo, um conduzido pelo próprio "Lobo do Canindé" Camilo Christófaro, e o outro por seu filho, Camilo Christófaro Júnior.

Os Opala formavam um verdadeiro batalhão de onze carros, dentre os quais se destacavam o da equipe Itacolomy, do líder do campeonato Edgar de Melo Filho, e os de Reynaldo Campello e Norberto Jannuzzi.

Destaques entre os modelos produzidos pela Chevrolet iam também para o muito bem preparado modelo de Pedro Victor Delamare que iria para a pista pilotado por Edson Yoshikuma, o do paranaense Lauindo Miamoto que tinha sido preparado na Argentina, e os da dupla Plínio Riva Giosa/Ney Faustini, de Nivaldo Trama, do carioca Nelson Silva, e de Júlio Tedesco, representante do Rio Grande do Sul.

Pela classe ?A?, para carros com motores até 1.600 cc, o grande destaque ficava por conta do líder da tabela Ingo Hoffmann com sua Brasília da equipe Creditum. Seus principais adversários na disputa prometiam ser os Volkswagen da equipe Gledson/Amador de Alfredo Guaraná e Fábio Sotto Mayor.

Também com Volkswagen estariam presentes Raul Natividade da equipe Hollywood, Arturo Fernandes, Amadeu Campos e Luigi Giobbi. Newton Pereira iria alinhar seu Chevette, modelo da Chevrolet a respeito do qual se diziam maravilhas.

Na classificatória Tite Catapani assegurou a pole position ao registrar 1min00s2, marca quase três segundos inferior à registrada pelo segundo melhor colocado Paulão Gomes. Yoshikuma ficou com a terceira marca, seguido de Tedesco. Pela categoria ?A? a pole position ficou para Hoffmann, que fechou sua melhor passagem em 1min09s0, ficando com o nono tempo da geral.

A prova começou depois de uma volta puxada pelo carro madrinha conduzido por Chico Landi, num grid que deixou de ser o tradicional 3 x 3, passando a ser o 2 x 2 adotado até hoje. No início da corrida, Catapani assumiu a liderança, fechando o giro inicial com a escolta de Paulão, Tedesco, Yoshikuma, Edgard Melo e Camilo Christófaro.

No terceiro giro Campello tinha de abandonar a corrida com problemas no distribuidor do seu carro. Já àquela altura era possível notar que Yoshikuma tinha condições de andar mais rápido, mas o piloto preferiu poupar equipamento, já que por estar com um tanque de 200 litros em seu carro superaria a concorrência no menor número de paradas necessárias durante a prova.

E foi a necessidade de menos paradas que permitiu a Yoshikuma assumir o segundo lugar no 60º giro, mas a tática de carregar mais combustível acabou frustrada pela quebra da biela de seu Opala, no 77º giro, dez voltas mais tarde, portanto, que o abandono de Paulo Gomes, que teve a correia da bomba de óleo partida.

Até a 86ª volta, Catapani apenas administrava sua vantagem sobre o gaúcho Tedesco, enquanto o terceiro lugar era alvo de constantes alternâncias entre Edgard de Melo Filho e Camilo Christófaro, que teve de desistir da prova quando fundiu o motor de seu Maverick.

Tedesco acabou abandonando na volta 110 com pistão quebrado, passando a contar da lista de baixas da qual já contavam também Nivaldo Trama e Rubens Chiodi.

Assim, sem ter sofrido a ameaça de sua condição de líder durante as 156 voltas totais, Tite Catapani passou a integrar a galeria dos campeões da "500 Km", seguido de Edgar de Melo Filho, que manteve-se na liderança da tabela do campeonato.

Ingo Hoffmann venceu pela classe ?A?, terminando a corrida com nove voltas de vantagem em relação a seu mais direto seguidor, Fábio Sotto Mayor, o sexto colocado da classificação geral.

Confira abaixo o resultado da corrida.

1) Tite Catapani (SP, Ford Maverick 5000), 156 voltas em 2h53min02s8 (média de 173,465 km/h)
2) Edgar de Melo Filho (SP, Chevrolet Opala 4100), 148 voltas
3) Nelson Silva (RJ, Chevrolet Opala 4100), 146 voltas
4) Ingo Hoffmann (SP, "A" - VW Brasília 1600), 140 voltas
5) Luiz Landi (SP, Ford Maverick 5000), 132 voltas
6) Fábio Sotto Mayor (SP, "A" - VW Sedan 1600), 131 voltas

Confira também:
Confira a galeria de imagens
Nada mudou no resultado final
Pinheiro/Moreira Neto estão na frente da tabela da "IV"
Letícia Zanetti/Cláudio Ricci comandam a tabela na "III"
Belmiro/Malta/Weiss continuam líderes na "II"
Pater/Boni são os líderes pela "I"
Moreira Neto/Pinheiro ganharam pela ?IV?
Toldi/Feldmann ganharam na ?III?
Kujawski/Bragantini/Sampaio ganharam na ?II?
Carro 25 chegou na frente pela ?I?
Confira o resultado provisório da "500 Km"
Vitória do Mercedes em Interlagos
Confira a parcial na 80ª volta em Interlagos
Pedro Gomes conduz o Mercedes líder da prova em Interlagos
Confira a parcial com 60 voltas
Confira a foto da prova na qual morreu Lara Barberis
Resgate teve início na 30ª passagem
?Meu companheiro só precisa manter o ritmo?, disse Feldmann
Confira a parcial da 42ª passagem
O Radical foi para os boxes
Maurício faz a melhor volta da corrida
Embreagem tirou Negrão da corrida
Confira os dez primeiros na 20ª volta
#8 na liderança em São Paulo
#21 foi para os boxes
Veja a parcial com 13 voltas
O #69 entra nos boxes
#200 cumprirá ?Time Penalty?
Veja os dez primeiros na 4ª volta
Largada aconteceu às 14h00
Bandeira vermelha abortou a largada
Carros já seguem para o alinhamento. O #4 pegou fogo
Tempo está nublado, mas a pista já começa a secar
Confira quem vai fazer a festa em Interlagos
Moreira Neto/Pinheiro largarão na frente pela ?IV?
Toldi/ Feldmann serão os poles da ?III?
Os líderes vão sair na frente pela ?II?
Mercedes e Porsche formarão a primeira fila pela ?I?
De novo o Mercedes na pole position
O Mercedes pulou para a pole provisória em Interlagos
Omega na pole provisória da "500 Km"
Boni/Pater/Losacco dominaram o último treino
Confira a relação parcial de inscritos
Ingressos estão a venda nas bilheterias de Interlagos
O Mercedes dominou o terceiro ensaio
Porsche na frente no segundo treino
Liderança Radical no primeiro treino em Interlagos
Frio e garoa marcaram o dia em Interlagos
Corrida em Interlagos será a terceira do Brasileiro
Martins revela história dos bastidores da primeira "500 Km"
Quatro treinos Livres vão abrir a programação
Veja a programação das atividades em Interlagos
No ano passado, a "500 Km" teve recorde de participantes
Andrade/Pacheco: um feito inédito na 20ª edição da "500 Km"
O dia virou noite em 2000, na "500 Km" com 392 percorridos
Acidente provocou a interrupção da "500 Km" em 99
Na 17ª edição, a "500 Km" estreou na Rede
Pilotos da Stock Car correram a 16ª "500 Km"
Corrida do próximo dia 31 deverá ter recorde de participantes
Carros da recém criada "Divisão 1" fizeram história em 1973
Times estrangeiros vieram para a 13ª "500 Km"
A 12ª "500 Km" encerrou o Campeonato Brasileiro de 1971
Bueno ganhou após as reformas em Interlagos
Os Fórmulas Vê foram a atração na 10ª "500 Km de Interlagos"
Dobradinha da Willys na nona edição da "500 Km"
Silva venceu a 8ª edição da "500 Kilometros de Interlagos"
Tudo diferente na 7ª Edição da "500 Km de Interlagos"
Duas mortes marcaram a edição de 1963 da "500 Km de Interlagos"
Mesmo penalizado, Galucci ganhou a prova em 62
Na 4ª edição, terminou a "reserva" para estrangeiros
Baixas marcaram a corrida de 59, quando Caires de novo "ficou pelo caminho"
D?Orey foi o grande vencedor na segunda edição
Tudo começou num 7 de setembro
É boa a procura por inscrições para a "500 Kilometros"
ACP já recebe inscrições para a "500 Km", a próxima rodada do Brasileiro
O especial sobre a corrida
Jorge Kraucher

anterior Índice de notícias próxima
Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2019 Speed On Line. Todos os direitos reservados