Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

Alpie Escola de Pilotagem
 
 
 
Tudo diferente na 7ª Edição da "500 Km de Interlagos"
Sábado, 09 de Agosto de 2003
 
O Abarth Simca 2000cc dos vencedores Fernando "Toco" Martins/Ciro Caires (Foto: Arquivo Napoleão Ribeiro)
Tanto o traçado usado quanto os modelos de carros que estiveram na pista foram totalmente diferentes na sétima edição da "500 Kilometros de Interlagos", corrida disputada no dia 7 de setembro de 1964.

A mudança do traçado aconteceu em decorrência da alegação dos promotores de que o excesso de buracos no anel externo formado pelas Curvas 1,2, 3 e pela Junção tornaria precárias as condições de segurança, uma meia verdade que teve como real motivo atrair para as disputas no traçado completo - onde os 8 mil metros apresentavam um asfalto em condições ainda piores, e muito mato ao redor -, as novas vedetes do automobilismo brasileiro: os Abarth Simca de 2000cc que haviam sido importadas pela Equipe oficial da Simca do Brasil, e que uma semana antes haviam estreado com vitória na "3 Horas de Velocidade".

Também não totalmente verdadeiro foi o argumento de que os carros usados até então nas edições anteriores da "500 Km" estavam obsoletos e não ofereciam condições de segurança, alegação que caiu por terra apenas uma semana após, quando 17 "obsoletos" modelos de monopostos e esporte formaram o grid de 17 carros na disputa de uma corrida de 250 milhas.

Sem os "obsoletos", a "500 Km" de 1967 acabou tendo o grid de 21 carros formado em sua maioria por modestos Gordini e DKW.

Dada a largada, o público calculado em 15 mil pessoas viu Jayme Silva assumir a liderança, seguido por Fernando "Toco" Martins na pilotagem de um Abarth Simca 2000, o mesmo carro do líder.

Na 18ª volta o carro de Jayme Silva teve a homocinética partida, forçando-o a desistir da disputa que passou a ter a liderança de Toco Martins, seguido de Bird Clemente, que com seu Willys Interlagos dava um show de pilotagem para segurar a segunda posição.

Ciro Caires entrou nos boxes para que o isolamento acústico de seu Simca TGT pudesse ser recolocado pelos mecânicos, já que o barulho dentro do carro era ensurdecedor.

A quebra de um balancim obrigou Clemente a entrar nos boxes, onde permaneceu parado por mais de 13 minutos, aniquilando-lhe qualquer chance de brigar pela liderança.

Antes da quadriculada, Fernando Martins entregou a Caires a condução do Abarth Simca que cruzou a linha de chegada com três giros de vantagem sobre o Willys Interlagos do segundo colocado Luís Pereira Bueno, que terminou a disputa seguido por um carro do mesmo modelo, este pilotado pela dupla José Carlos "Moco" Pace/Francisco "Chico" Lameirão, que fechou um total de 60 passagens, ou seja, três a menos que os vencedores.

Confira abaixo como terminou a corrida.

1) Fernando "Toco" Martins/Ciro Caires (SP/SP, Abarth Simca 2000), 63 voltas em 4h17m58s9 (média de 117,225 km/h)
2) Luís Pereira Bueno (SP, Willys Interlagos 1000), 60 voltas em 4h18min06s03
3) José Carlos Pace/Francisco Lameirão (SP/SP, Willys Interlagos 1000), 58 voltas
4) Bird Clemente (SP, Willys Interlagos 1000), 58 voltas
5) Carol Figueiredo (SP, Renault 1093 - 850), 56 voltas
6) Valdemir Costa (SP) - Renault 1093 - 850), 53 voltas"

Melhor Volta: Jayme Silva (Abarth Simca 2000) ? 3m43s9 ? 128,629 km/hora (10ª)
Largada: 21 carros

Confira também:
Confira a galeria de imagens
Nada mudou no resultado final
Pinheiro/Moreira Neto estão na frente da tabela da "IV"
Letícia Zanetti/Cláudio Ricci comandam a tabela na "III"
Belmiro/Malta/Weiss continuam líderes na "II"
Pater/Boni são os líderes pela "I"
Moreira Neto/Pinheiro ganharam pela ?IV?
Toldi/Feldmann ganharam na ?III?
Kujawski/Bragantini/Sampaio ganharam na ?II?
Carro 25 chegou na frente pela ?I?
Confira o resultado provisório da "500 Km"
Vitória do Mercedes em Interlagos
Confira a parcial na 80ª volta em Interlagos
Pedro Gomes conduz o Mercedes líder da prova em Interlagos
Confira a parcial com 60 voltas
Confira a foto da prova na qual morreu Lara Barberis
Resgate teve início na 30ª passagem
?Meu companheiro só precisa manter o ritmo?, disse Feldmann
Confira a parcial da 42ª passagem
O Radical foi para os boxes
Maurício faz a melhor volta da corrida
Embreagem tirou Negrão da corrida
Confira os dez primeiros na 20ª volta
#8 na liderança em São Paulo
#21 foi para os boxes
Veja a parcial com 13 voltas
O #69 entra nos boxes
#200 cumprirá ?Time Penalty?
Veja os dez primeiros na 4ª volta
Largada aconteceu às 14h00
Bandeira vermelha abortou a largada
Carros já seguem para o alinhamento. O #4 pegou fogo
Tempo está nublado, mas a pista já começa a secar
Confira quem vai fazer a festa em Interlagos
Moreira Neto/Pinheiro largarão na frente pela ?IV?
Toldi/ Feldmann serão os poles da ?III?
Os líderes vão sair na frente pela ?II?
Mercedes e Porsche formarão a primeira fila pela ?I?
De novo o Mercedes na pole position
O Mercedes pulou para a pole provisória em Interlagos
Omega na pole provisória da "500 Km"
Boni/Pater/Losacco dominaram o último treino
Confira a relação parcial de inscritos
Ingressos estão a venda nas bilheterias de Interlagos
O Mercedes dominou o terceiro ensaio
Porsche na frente no segundo treino
Liderança Radical no primeiro treino em Interlagos
Frio e garoa marcaram o dia em Interlagos
Corrida em Interlagos será a terceira do Brasileiro
Martins revela história dos bastidores da primeira "500 Km"
Quatro treinos Livres vão abrir a programação
Veja a programação das atividades em Interlagos
No ano passado, a "500 Km" teve recorde de participantes
Andrade/Pacheco: um feito inédito na 20ª edição da "500 Km"
O dia virou noite em 2000, na "500 Km" com 392 percorridos
Acidente provocou a interrupção da "500 Km" em 99
Na 17ª edição, a "500 Km" estreou na Rede
Pilotos da Stock Car correram a 16ª "500 Km"
Corrida do próximo dia 31 deverá ter recorde de participantes
Carros da "Divisão 3" na 15ª edição da "500 Km"
Carros da recém criada "Divisão 1" fizeram história em 1973
Times estrangeiros vieram para a 13ª "500 Km"
A 12ª "500 Km" encerrou o Campeonato Brasileiro de 1971
Bueno ganhou após as reformas em Interlagos
Os Fórmulas Vê foram a atração na 10ª "500 Km de Interlagos"
Dobradinha da Willys na nona edição da "500 Km"
Silva venceu a 8ª edição da "500 Kilometros de Interlagos"
Duas mortes marcaram a edição de 1963 da "500 Km de Interlagos"
Mesmo penalizado, Galucci ganhou a prova em 62
Na 4ª edição, terminou a "reserva" para estrangeiros
Baixas marcaram a corrida de 59, quando Caires de novo "ficou pelo caminho"
D?Orey foi o grande vencedor na segunda edição
Tudo começou num 7 de setembro
É boa a procura por inscrições para a "500 Kilometros"
ACP já recebe inscrições para a "500 Km", a próxima rodada do Brasileiro
O especial sobre a corrida
Jorge Kraucher

anterior Índice de notícias próxima
Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2019 Speed On Line. Todos os direitos reservados